Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Reina Mediocridade

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

A escolha do candidato a presidente nesta eleição acredito ser singular em nossa história. Parte do eleitor de cada um dos principais nomes vota por horror ao adversário, mesmo sem apreciar o escolhido. E tem também o eleitor que tem vergonha de revelar que pode votar num condenado com sentenças anuladas de maneira estranha, apesar das evidências e provas, ou no tosco mal-educado, mas que comando um bom governo em meio à tempestade mundial de pandemia e guerra.

Essa vergonha se justifica, pois um país que está entre as 12 maiores economias do mundo, e teve estadistas reconhecidos através de 200 anos de história, deve ter vergonha de não construir um grupo de políticos de bom nível, de diferentes tendências, para uma escolha aceitável.

Não se deve tapar o sol com a peneira, lembrando Aureliano Chaves. Tivemos pela esquerda, na mesma linha praticamente de Lula, dois mandatos de FHC, hoje cabo eleitoral do PT, mas não se pode negar a postura pessoal e pública do tucano. Pela direita, então, há inúmeros exemplos, como os militares e Fernando Collor. E o rico centro-democrático, com Getúlio, Dutra, JK, Sarney, Itamar Franco.

Hoje até os nanicos candidatos à terceira via podem ser dados como relevantes, já que quase todos são melhores do que os dois principais, na avaliação de alguns grupos liberais-conservadores. Ciro Gomes, se tivesse a postura mais centrista, de sua origem no PDS do presidente Figueiredo em que começou sua vida pública em 82, poderia ter crescido. É o mais preparado, mas pouco confiável e um pouco utópico. Fala em taxar fortunas, o que não deu certo em nenhum lugar do mundo. E governos de esquerda, como os socialistas franceses, implantaram e recuaram.

O acirramento das campanhas, com uma radicalização que não atende à normalidade democrática, nem os padrões da ação de políticos que divergem sem ódios e questões pessoais, nos leva a temer realmente pelo futuro. O país pode se transformar em ingovernável, caso, em meio à crise grave, a baderna tomar conta das ruas, sob a omissão ou até disfarçado incentivo de governantes pouco usuais no uso legítimo da autoridade.

Precisamos de paz para a ordem e o progresso, para o que estamos preparados, com estoque de projetos que por si só garantem robusto crescimento no curto e médio prazo.

As torcidas dos candidatos rivalizam com aquelas que ameaçam a segurança e a ordem nos nossos estádios pela violência e a intolerância.

Há dias, um ex-ministro, em , candidato a deputado teve seu carro apedrejado por militantes que protestavam contra palestra que fazia numa faculdade. Intolerância e violência com divulgação incompleta e, quando não, mentirosa. Foi acusado de atropelar  um cidadão, que nada sofreu, quando o ameaçado e agredido foi ele.

Dá vergonha do voto e deste quadro deprimente para uma potência da qual nos orgulhamos pelos resultados em comparação com países de mais poder econômico e tradição. Não se trata de opinião, mas de um fato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mega-Sena acumula e próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Palmeiras atropela Juventude e abre vantagem do Flamengo na liderança do Brasileirão

Preço de videogames na internet varia até 57%, aponta Procon-MS

Grêmio goleia em jogo-treino e coloca 14 mil torcedores mesmo com 13º lugar no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

VÍDEO: Motorista bate em ciclista e foge sem prestar socorro na Vila Ipiranga, em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Domingo será chuvoso, com possibilidade de granizo e ventania em MS

O Inmet emitiu aviso de 'perigo' para tempestades de até 100 mm por dia e as temperaturas variam entre 20°C e 37°C, segundo o Cemtec

Cotidiano

Corrida provoca interdições em Campo Grande neste domingo; veja rotas alternativas

Com início às 5h30, interdições são para a Corrida do Pantanal

Trânsito

Motociclista perde controle, cai em rodovia e morre em Nova Andradina

Corpo da vítima será velado neste domingo

Mundo

Palestinos voltam a bairros destruídos e Israel se prepara para libertar reféns

Organizações humanitárias pediram a Israel que reabra mais passagens para a entrada de alimentos e suprimentos