Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Lembrando o Duque de Caxias

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

O mês de agosto tem histórico rico na política republicana.  Nossa história vem sendo marcada até hoje por fatos ocorridos neste mês.

Em 1954, começou com o atentado a Carlos Lacerda em que perdeu a vida o major-aviador Rubens Vaz, o que levou, 15 dias depois, à morte trágica de Getulio Vargas.  Foi ainda em agosto que Jânio Quadros surpreendeu o Brasil com sua renúncia, que, na verdade, foi uma tentativa frustrada de obter mais poderes. E foi em 31 de agosto de 2016 que o Senado afastou a então presidente Dilma Rousseff.

O mês marca ainda uma data muito cara aos nossos militares do Exército, o Dia do Soldado, escolhido por ser o nascimento do Patrono do Exército, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.

Este notável brasileiro não foi apenas o competente militar que debelou movimentos separatistas, com grandeza e generosidade, sem deixar cicatrizes nos derrotados, mas foi Chefe de Governo e por mais de uma vez ministro do Império.  Estadista reconhecido, foi senador e o exercício da autoridade com bom senso e elegância o fizeram merecedor das homenagens que o tornaram imortal em nossa história. Ser “Caxias” é ser correto, educado, elegante, preparado, estudioso e respeitador.

Caxias marca desde então a formação cívica, ética e moral de nossos militares. Depois de uma desastrada Proclamação da República, sempre foram fiéis à vontade popular, obedecidas na eleição direta dos presidentes Hermes da Fonseca e Eurico Gaspar Dutra e nos cinco do chamado período militar, de 1964 a 1985,todos eleitos pelo Congresso Nacional.

Os militares têm uma tradição de desambição e compromisso democrático. A Revolução de 30 colocou no governo Getulio Vargas, que representava as forças que deram início ao movimento, depois eleito indiretamente e assumindo na emergência dos anos 1937 e da guerra que se seguiu, com respaldo na sociedade e apoio militar.

Em 1945, na redemocratização, colocaram no poder o presidente do STF, José Linhares, para promover a eleição e convocar a constituinte. Em 1954, assumiu o vice de Vargas e, no ano seguinte, o presidente do Senado Nereu Ramos para a posse de JK. Em 1964, assumiu o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, até que o Congresso elegesse o Marechal Castelo Branco, como fizeram com os quatro seguintes. Promoveram ainda a abertura e generosa anistia, além de darem posse ao eleito pela oposição.

Os mal-intencionados e ativistas de esquerda tentam atribuir a possibilidade de uma intervenção militar no processo eleitoral deste ano. Não existe esta hipótese.

Os militares garantem a e a ordem interna. Claro que a fidelidade à democracia não exclui a responsabilidade quanto à paz econômica e social, em caso de graves perturbações no futuro. Especialmente neste momento que o continente convive com um assalto ao poder pela via eleitoral de forças do obscurantismo, que vêm infelicitando muitas nações amigas, golpeando as instituições democráticas e provocando o caos na economia.. O Brasil não está indefeso. Nem os militares se omitiriam. O pensamento de Caxias prevalece e as tentativas de infiltração e divisão  fracassaram . Mas sempre em acordo com a vontade das forças vivas da nacionalidade, sem aberrações ideológicas e sem afastar o processo democrático. Como sempre fizeram, desde o Império. 

Caxias vive no coração dos patriotas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians avança por 3 a 2 contra o Vasco, que amarga 5ª derrota no Brasileirão

Após 30 anos, Paulo finalmente foi notado e ganhou sorriso de Roberto Carlos em Campo Grande

Após agredir esposa, homem avança contra PM e é baleado

Ginastas brasileiras voltam ao pódio com maior pontuação em competições internacionais

Notícias mais lidas agora

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

Até quando vai o frio? Meteorologia indica mínima de até 8°C nesta semana em MS

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Homem grita por socorro e desaparece no Rio Verde

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO mostra ocupante de Uno ser arremessado em acidente que matou criança no Tijuca

O acidente ocorreu quando a família da criança retornava de um evento religioso

Esportes

Botafogo põe fim à invencibilidade do Juventude com placar de 3 a 1 no Brasileirão

O jogo, válido pela 21ª rodada do Campeonato, foi disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Esportes

Bahia ‘faz caldo’ de 2 a 0 contra o Santos e deixa ‘peixe’ mais perto do rebaixamento

Resultado aproxima o Peixe da zona de rebaixamento após derrota consecutiva

Esportes

São Paulo encerra ‘jejum’ contra o Atlético-MG com vitória de 2 a 0 no MorumBis

Desde 2020 o tricolor não terminava uma partida contra o Galo com placar superior