Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Inesquecível Magalhães Pinto

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Nesta semana, José de Magalhães Pinto estaria completando 114 anos.  Um mineiro e brasileiro para não ser esquecido pelo exemplo de figura humana e personalidade da vida nacional.

Muito jovem, foi diretor do então Banco da Lavoura, o maior de Minas, de onde saiu por pressão do governo Vargas – pelo fato de ter assinado o Manifesto dos Mineiros –, e fundou o Banco Nacional, que chegou a ser um dos três maiores do Brasil. Como empresário, foi pioneiro na indústria automobilística, sócio relevante da SIMCA do Brasil, fábrica de automóveis francesa, e na aviação foi também fundador da Líder Taxi Aéreo. Na mídia, fundou a revista Alterosa. Foi o até então mais jovem presidente da Associação Comercial de Minas Gerais.

O sucesso na vida empresarial e pública nunca afetou sua simplicidade, humildade e generosidade. Homem bom, na completa acepção da palavra. Foi um excelente chefe de família, patrão, líder político e cidadão. Pai presente, carinhoso e vitorioso no formar todos os filhos com padrões éticos e morais.

Ao abraçar a vida pública, foi marcante e sempre respeitado pelos adversários. Foi deputado federal, senador, governador de Minas, ministro das Relações Exteriores, exercendo todas estas funções com bom senso, equilíbrio, dinamismo. Passaram pela sua equipe jovens que vieram a se tornar referências da política nacional e empresarial, tais como José Aparecido de Oliveira, que tinha como um filho, Murilo Macedo, Dias Côrrea, Hélio Garcia e Aureliano Chaves entre outros. No banco, revelou ao Brasil o fenômeno do sobrinho José Luiz Magalhães Lins, o inovador do sistema bancário e responsável maior pelo crescimento do Nacional.

Como inconteste líder civil da Revolução de 1964, foi o mais bravo, pois, ao iniciar o movimento, estava colocando em risco não apenas a sua vida pública, mas também a sua fortuna pessoal. Mas logo contou com o apoio de seus colegas governadores de , Adhemar de Barros, do Paraná, Ney Braga, do , Ildo Meneghetti, e da Guanabara, Carlos Lacerda.

Um homem com esta trajetória não pode, nem deve, ser esquecido. Era cidadão e empresário de consciência política e social, o estadista destemido em defender valores da nacionalidade. Figura na galeria das grandes contribuições dadas por Minas ao Brasil do século XX, ao lado de Antônio Carlos Andrada, Virgílio Mello Franco, Francisco Campos, Francisco Negrão de Lima, JK, Itamar, Tancredo e outros. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Loterias: mais de R$ 250 milhões foram ‘esquecidos’ em 2025

Motorista fura sinal de trânsito e provoca colisão na Rua Bahia

Após ‘traição’, Virginia dá nova chance a Vini Jr: ‘Teve atitude’

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Bêbado e em alta velocidade, motorista bate em árvore e poste na Vila Marcos Roberto

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Lady Gaga está confirmada no elenco de “O Diabo Veste Prada 2”, diz revista

A pop star Lady Gaga está oficialmente confirmada no elenco de “O Diabo Veste Prada 2”, segundo informações divulgadas pela revista Variety. A notícia rapidamente tomou conta das redes sociais e deixou os fãs eufóricos. Com uma carreira marcada por inúmeros sucessos musicais e uma trajetória premiada no cinema , incluindo atuações memoráveis em Nasce … Continued

Trânsito

Motorista se esconde no mato após colisão com três feridos na BR-163

Autor foi preso após amigos das vítimas o encontrarem em posto de combustíveis

MidiaMAIS

Anos de luta de policial de MS vai parar em livro sobre mulheres na Segurança Pública: ‘Superações e fé’

Edilaine Mansueto lança livro colaborativo sobre atuação de mulheres na segurança pública

Famosos

Público exige expulsão de Carol por assédio em A Fazenda 17; entenda o que rolou

Record adotou uma postura polêmica após telespectadores pedirem expulsão de Carol Lekker por assédio; entenda o que aconteceu