Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Os Exemplares Militares

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Nesta semana, certamente, a data de 31 de março deve servir de pretexto para repetições de inverdades sobre o movimento em que as forças vivas da sociedade –empresários, maioria da classe política, governadores eleitos de estados da importância do Guanabara, , Minas Gerais, e – pressionaram os militares para a deposição do presidente João Goulart, detendo uma perigosa escalada de inspiração comunista.

A par do acesso ao poder de políticos de alto nível intelectual, moral e cívico, os quatro bons governos, de Castelo Branco, Costa e Silva, Médici e João Figueiredo, revelaram ao país um grupo de então jovens oficiais, coronéis na sua maioria, entre os melhores homens públicos no exercício de cargos executivos do século passado. Mesmo opositores ao regime, sem o viés ideológico e o ódio no coração, não negam o valor destes homens no avanço do Brasil, que, naqueles 21 anos, fizeram o Brasil passar da 46ª economia mundial para a oitava. Hoje, somos a 13ª.

Muitos serviram a mais de um governo, como o coronel Jarbas Passarinho, que governou o Pará, foi senador em três mandatos e ministro de Estado da , do Trabalho, da Justiça – com Collor – e da Previdência Social. Foi jornalista, colaborador de alguns dos mais importantes jornais do Brasil e morreu trabalhando até os 90 anos na Confederação da Indústria.  Outros, como César Cals, governou seu estado, o Ceará, e foi notável no setor energético, ministro das Minas e Energia no governo Figueiredo, quando fez triplicar a produção brasileira de petróleo em seis anos e tocou projetos da relevância de Itaipu e Tucuruí. Criou o primeiro programa nacional de fontes alternativas de energia, e foi senador também. O coronel Haroldo Corrêa de Mattos é a quem devemos o grande salto nas telecomunicações, como ministro de Figueiredo e continuador do trabalho de seu antecessor, o também coronel Higino Corsetti. 

A revolução já encontrou na Câmara dos Deputados, na bancada de Pernambuco, José Costa Cavalcanti, ministro do Interior, Minas e Energia e presidente da e de Itaipu. Teve seu nome lembrado na sucessão de Figueiredo. E, claro, o mais notável, polivalente ministro de Costa e Silva, Médici e João Figueiredo, o coronel Mário Andreazza, nome mais expressivo nos transportes, no saneamento e na habitação. Um gigante empreendedor.

Todos de mãos limpas. Homens educados, sem afrontar a liturgia dos cargos que ocuparam. Esses são exemplos de nossos militares, que completaram o recrutamento entre os grandes daqueles anos, como Roberto Campos, Bulhões, Mário Simonsen, Ernane Galvêas, Delfim Netto, Pedro Aleixo, Milton Campos, Alfredo Buzaid, Hélio Beltrão e outros.

Para exame dos mais jovens e lembrança dos mais velhos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão promove debate sobre crédito para agricultura familiar em MS

Com presença do presidente da Famasul na CNA, MS espera mais espaço no agro nacional

Semana na Alems tem sessão solene, reunião de Comissões e cerimônia de entrega de prêmio

Contrato para manutenção de rodovias em Maracaju recebe novo aditivo de R$ 2,3 milhões

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Fiéis celebram 1º santuário de Carlo Acutis do mundo em Campo Grande: ‘Ele escolheu’

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

Irmã e sobrinha de Gil do Vigor sofrem acidente de carro em PE: ‘A vida é um sopro’

Últimas Notícias

Política

Vereadores proíbem ‘ostentação’ na Câmara de Figueirão: ‘luxo’

Diretrizes fazem parte da Nova Lei de Licitações que deveria ser implantada na gestão passada

MidiaMAIS

Aos 92 anos, Ivete viaja 9h para pedir benção de Carlo Acutis em santuário

Capela onde ocorreu primeiro milagre de Carlo Acutis se tornou santuário em homenagem ao santo

Famosos

Já pariu? Grávida, Mária de Fátima aparece sem barriga em Vale Tudo: ‘Inexistente’

Cena de Maria de Fátima em Vale Tudo causou polêmica nas redes sociais

MidiaMAIS

Dom Dimas vai pedir ao Papa que mude o Dia de São Carlo Acutis: ‘não podemos depor Nossa Senhora’

Capela do Milagre virou Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis