Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

A disputa de três teimosos

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

Os três candidatos na disputa, , Bolsonaro e, possivelmente crescendo, Ciro Gomes têm em comum a teimosia e a insistência de não tentarem corrigir pontos fracos que desanimam eventuais eleitores fora de seus núcleos mais fiéis.

Ciro Gomes, o mais bem equipado intelectualmente, mais informado e com bagagem mais positiva, pode vir a ter reais chances na medida em que aparece como o mais viril e convincente nas críticas aos até aqui principais nomes na disputa. E como a rejeição de ambos é grande, poderia receber os eleitores alocados pelas circunstâncias nos dois candidatos radicais. Mas insiste em falar em “ditadura” quando foi eleito para um primeiro mandato pelo PDS, cujo chefe em Sobral era seu pai. Gosta de se apresentar como de esquerda, mas não explica bem que não tem nada com o bolivarianismo do qual Lula é simpatizante. E, pela dificuldade de agregar, demorou até para arranjar um companheiro de chapa. Sua mensagem deveria ser do centro liberal, sem populismos nem teses paternalistas e demagógicas, como a de taxar fortunas, que não deu certo em nenhum lugar do mundo e ele sabe bem.

Lula continua o mesmo, mente ao se apresentar como inocentado pelo STF, que apenas anulou sentenças, não cobradas ao juízo de ao qual os processos foram remetidos e, ao que parece, engavetados para aguardar a prescrição. Faz olhar de paisagem sobre suas identidades com os bolivarianos da Venezuela, Nicarágua, Chile, e Colômbia. Insiste em prometer anular avanços nas reformas da previdência e trabalhista e nos contratos de concessões ou privatizações.

Bolsonaro nem precisava mudar muito sua maneira de ser. Tem um bom acervo de realizações, em obras e diretrizes. Para não se afundar mais e tentar subir um pouco, bastava se calar. Mas gosta de provocar o Judiciário, a mídia, falar inconveniências e passear quase todos os dias de motocicleta, além de polemizar em teses que não despertam interesse na grande massa. Gosta de seus seguidores fiéis, que, por mais numerosos que sejam, não são suficientes para vencer disputa na qual são 156 milhões os habilitados e precisando da metade mais um dos votos. Nunca ouviu o ditado popular de que “não me interessa a cor dos gatos, desde que matem os ratos”. Não quer votos mas submissão.

O alto comando do PT, entretanto, mais experiente e sábio, já cuidou de ordenar silêncio em relação às candidaturas e Ciro, sem responder a ataques, pois a maioria dos eleitores destas candidaturas pode migrar para o candidato do PT no segundo turno. Bolsonaro e Ciro não têm assessoria e, se tivessem, não ouviriam ponderações.

Esse é o triste quadro de importante eleição, num país que já foi a oitava economia do mundo – no tempo dos militares – e deve ser a décima segunda hoje. Inacreditável!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians avança por 3 a 2 contra o Vasco, que amarga 5ª derrota no Brasileirão

Após 30 anos, Paulo finalmente foi notado e ganhou sorriso de Roberto Carlos em Campo Grande

Após agredir esposa, homem avança contra PM e é baleado

Ginastas brasileiras voltam ao pódio com maior pontuação em competições internacionais

Notícias mais lidas agora

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

Até quando vai o frio? Meteorologia indica mínima de até 8°C nesta semana em MS

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Homem grita por socorro e desaparece no Rio Verde

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO mostra ocupante de Uno ser arremessado em acidente que matou criança no Tijuca

O acidente ocorreu quando a família da criança retornava de um evento religioso

Esportes

Botafogo põe fim à invencibilidade do Juventude com placar de 3 a 1 no Brasileirão

O jogo, válido pela 21ª rodada do Campeonato, foi disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Esportes

Bahia ‘faz caldo’ de 2 a 0 contra o Santos e deixa ‘peixe’ mais perto do rebaixamento

Resultado aproxima o Peixe da zona de rebaixamento após derrota consecutiva

Esportes

São Paulo encerra ‘jejum’ contra o Atlético-MG com vitória de 2 a 0 no MorumBis

Desde 2020 o tricolor não terminava uma partida contra o Galo com placar superior