Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Juristocracia e Democracia

É mais do que oportuno o lançamento, no Brasil, do livro do jurista canadense Ran Hirschl, mostrando o perigo das cartas mais recentes, cita Nova Zelândia e África do Sul,  permitirem um fortalecimento dos judiciários. A primeira observação que cabe como uma luva no nosso país é o tamanho da Carta Magna, que Roberto Campos, […]
Arquivo -
Juristocracia e Democracia
Aristóteles Drummond

É mais do que oportuno o lançamento, no Brasil, do livro do jurista canadense Ran Hirschl, mostrando o perigo das cartas mais recentes, cita Nova Zelândia e do Sul,  permitirem um fortalecimento dos judiciários. A primeira observação que cabe como uma luva no nosso país é o tamanho da Carta Magna, que Roberto Campos, que hesitou em assinar – ele e o , por motivos diferentes –, dizia ser comparável a uma antiga lista telefônica. Seria sacrilégio, dizia Roberto, comparar cm a Biblia….

O livro e sua tese assustam, pois nos fazem reportar a Rui Barbosa com sua famosa frase de que “a pior das ditaduras é a do Judiciário”. Algo que, de certa maneira, estamos vendo acontecer no Brasil.

Nosso Supremo se ocupa de questões ligadas às vacinas, ao uso de armas, programas de saúde, nomeações para cargos de confiança do Executivo, além da constitucionalidade em processos criminais e decisões da área econômica, como venda de estatais e mil outras miudezas. Só no Brasil um ministro do STF pode, monocraticamente, soltar um bandido condenado por crimes graves, como tráfico de entorpecentes, o homem fugir e ficar por isso mesmo. Por mero preciosismo jurídico.

A entrada do Judiciário nas questões políticas e eleitorais, tendo o Brasil um Tribunal Eleitoral, de alto custo e poucos resultados, conspira contra a democracia. Nossos ministros são de do presidente da República e a função é vitalícia. Recentemente, alargou-se a idade da compulsória para 75 anos.

Pouco se fala dessa aberração, porque a inusitada situação, que engessa a economia, interessa as esquerdas, pois a maioria da atual composição foi de nomeação dos anos PT. O Supremo se considera “supremo” mesmo, e os demais poderes ainda não souberam reagir.

O Parlamento, que é onde as leis são elaboradas, tem sido violentado nas suas prerrogativas e, ao tentar deixar claro a questão da imunidade, que é universal, recuou diante de uma inconcebível manifestação, que tentou convencer a opinião pública que se tratava de defender impunidade, e não imunidade. Hoje, imunidade é só para magistrados no Brasil.

Temos de melhorar nossos códigos, simplificar, descongestionar os tribunais, caros demais, com salários médios chocantes para nossa realidade e instalações de hotéis cinco estrelas. E modificar algumas coisas, como uma limitação para o exercício da função nos tribunais superiores de dez anos, pelo menos, com aposentadoria proporcional. E voltar à compulsória para os 70 anos logo. Mais da metade dos processos em andamento envolve a união, especialmente em questões fiscais que poderiam ser simplificadas ou sumariadas.

Essa juristocracia é pouco democrática, tumultua a vida econômica, servindo muitas vezes de palco para o corporativismo e o sindicalismo, tornando a atividade empresarial de altíssimo risco entre nós. E com esta arrogante ocupação de espaços dos demais poderes.

Um assunto a ser meditado!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Conjunto do Brasil celebra após apresentação no Mundial de Ginástica Rítmica - (Imagem: Ivan Carvalho/CBG)

Brasileiras brilham e conquistam inédita medalha de prata no Mundial de Ginástica Rítmica

Sorteio da mega-sena neste sábado - (Reprodução, Loterias Caixa)

Mega-Sena 2905: confira os números sorteados neste sábado

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

padrastou matou enteada preso

Padrasto que participou do homicídio de enteada de 14 anos é localizado e preso em MS

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

flamengo

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

Últimas Notícias

Esportes

CBF antecipa rodadas do Brasileirão e adia finais da Copa do Brasil para dezembro

Inicialmente, o Brasileirão seria finalizado somente no dia 21 de dezembro

Esportes

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na tabela do Brasileirão. Mesmo jogando em casa, em sua Arena, em Porto Alegre (RS), não saiu do zero em um duelo direto de meio de tabela, contra o Ceará, na noite deste sábado, decepcionando a torcida. O time gaúcho teve … Continued

Cotidiano

Sortudo de MS acerta 5 números da Mega-Sena e ganha ‘bolada’ sozinho com aposta simples

Confira os detalhes da aposta vencedora da quina na Mega-Sena sorteada neste sábado

Polícia

Mulher registra boletim de ocorrência contra homem que gritou com sua cadela em Campo Grande

Ela foi até a delegacia para dizer que não gostou do fato do homem ter gritado com o animal e não pode passar nervoso