Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Um Brasileiro Relevante

Aristóteles Drummond
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

O diplomata Pedro Luiz Rodrigues, jornalista que exerceu a comunicação social por mais de uma vez no governo federal, assinou oportuno artigo, semana passada, no jornal Correio Braziliense, a propósito dos 90 anos de Marcílio Marques Moreira. O mesmo, no Estadão, Mano Ferreira.

Os mais velhos conhecem e os mais novos precisam conhecer um exemplo como o de Marcílio de uma carreira exemplar, multifacetada e ilibada. Marcílio começou como diplomata, tendo se afastado para exercer funções no então Estado da Guanabara, ligado ao grandioso programa habitacional levado a cabo pelo Governo Negrão de Lima. Depois teve passagem no Banco Moreira Salles, depois Unibanco, como homem de confiança de Walter Moreira Salles.

Foi convocado para o setor público, como embaixador nos EUA, por Sarney e ministro da Fazenda, pelo presidente Fernando Collor. Sempre indicado pela correção e eficiência com que exerceu diferentes cargos. Antes já havia servido em com notáveis brasileiros que representaram o Brasil na grande nação-irmã, como Moreira Salles, Amaral Peixoto e Roberto Campos. Vale registrar sua amizade e afinidades intelectuais com o gigante que foi San Dantas, independentemente dos equívocos que só o prejudicaram.

O coroamento de seu apostolado pelo Brasil foi a presidência da Associação Comercial do (ACRJ), entidade independente e relevante na representação do setor produtivo da cidade e do Estado do . Uma palavra influente em defesa do empreendedor, do gerador de empregos, do sofrido contribuinte, uma assessoria de alto nível aos nossos governantes. 

Homem de cultura, teve na mulher, Maria Luísa, a interlocutora intelectual de qualidade, filha de Luiz Oliveira Penna, herdeira da melhor tradição mineira no mundo intelectual, historiadora e ensaísta.

Exemplos como o seu estimulam outros, mais jovens, como foi o caso do atual presidente da ACRJ, José Antônio Nascimento Brito, que abraçou a causa da livre empresa como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Aliás, a Casa de Mauá tem tido, desde o Império, uma presença relevante na vida nacional, desde João Dault, Rui Gomes de Almeida, Antonio Carlos Osório e Antenor Barros Leal, entre outros.

Marcílio, é bom lembrar, não só foi um exemplo para os mais jovens, mas soube aglutinar novos talentos no front da economia, como os casos de Pedro Malan e Armínio Fraga. Merece as justas homenagens. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerra neste domingo o Mundial de Ginástica Rítmica; confira a programação

Preços altos e improviso: café da manhã vira desafio para famílias em Campo Grande

Silas Malafaia ataca lideranças religiosas após receber críticas por palavrões: ‘hipócritas’

VÍDEO: Academia reúne delegada e professores para aulão de defesa pessoal para mulheres

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

13

Com recorde de inscrições, prefeitura espera receber 30 mil pessoas em Desfile Cívico-Militar

Jovem é encontrado com politraumas e morre na Santa Casa de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Juiz é vítima de injúria racial e caso é denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva

Fato ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande

Cotidiano

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Quase 300 campo-grandenses enviaram cartas com sugestões, elogios e críticas para a formulação da então nova Constituição Federal, na década de 1980

MidiaMAIS

Ana Castela estreia como atriz em nova novela das sete da Globo

Anúncio foi feito pela própria cantora, durante show em Barretos (SP), na madrugada deste domingo (24)

Brasil

Funcionário é preso dentro dos Estúdios Globo por tentativa de homicídio

A Polícia Civil prendeu Diogo Marley dentro das dependências do Estúdios Globo após investigações o apontarem como mandante de um crime