Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

A arte na política

Aristóteles Drummond
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Não é só na política que a sucessão é importante para manter conquistas ou corrigir erros. Nas empresas, ocorre o mesmo. Não cabe, mas acontece com frequência escolhas infelizes, equivocadas, que custam caro. Inclusive pelo fato sabido de que, na prática, a teoria é outra. Os fatores subjetivos são importantes.

Na vida empresarial, são raras as grandes empresas familiares, como eram todas há décadas. Hoje, chegam à terceira geração, no máximo.

Na República moderna, exemplo maior foi o de Getúlio Vargas, que escolheu o jovem Jango Goulart, seu interlocutor nos anos de exílio em São Borja. O herdeiro não tinha as qualidades do patrono e gerou grave crise militar na sua passagem no Ministério do Trabalho, possivelmente a semente do afastamento do presidente na crise que culminou com seu gesto extremo. Como pelo visto não aprendeu, reincidiu na aproximação com comunistas e caiu. Getúlio melhor teria feito se fizesse herdeiro o genro, Amaral Peixoto, um estadista que se revelou depois da morte do sogro e longe de sua sombra. Em 1955, indicado vice de JK, foi eleito e reeleito como vice do Mal. Lott, mas com Jan-Jan (Jânio-Jango). 

Esta linha próxima ao PT em 2018, dos tucanos, inspirou a debandada do centro democrático para Bolsonaro, como o caso do BolsoDoria, em São Paulo, e de Eduardo Leite, no . Alckmin escolheu o alvo errado.

O presidente Emílio Médici foi outro gaúcho que se equivocou na sucessão. Com um mandato popular, progressista, com o Brasil crescendo a taxas superiores a 10%, optou pelo General Geisel, um estatizante que aceitou a eleição por indicação militar para gerar, por iniciativa própria, uma mal planejada abertura do regime, a vigorar no dia seguinte do término do seu mandato. Sorte a do Brasil que o presidente Figueiredo soube levar a abertura com um governo realizador, tendo entregado o Brasil como oitava economia mundial.

O presidente amarga a infeliz escolha da sucessora, que acabou vergonhosamente deposta, legando um país falido. Mais uma vez, a sorte levou ao poder um homem equilibrado e de bom senso, o presidente Temer, que não foi reeleito como desejável, pelas péssimas companhias que insistiu em manter no seu círculo mais íntimo. E insiste até hoje.

Agora, o presidente Bolsonaro teria a chance de fazer uma boa sucessão, preservar as conquistas que seu governo inegavelmente proporcionou ao Brasil, reconhecendo que seu estilo muito particular o tornou cada vez mais inviável, no campo eleitoral. Passaria bem à história, seria respeitado até, pois o tempo aplaca os ódios, se formulasse uma chapa Tarcísio de Freitas e Teresa Cristina, ou vice-versa, que uniria o Brasil mais respeitável, incluindo o bom e sofrido trabalhador, que hoje sabe perceber o quem é quem e o que representa.

Não teria terceira via, seria o triunfo do bom senso e do patriotismo. Não custa nada sonhar!!!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão promove debate sobre crédito para agricultura familiar em MS

Com presença do presidente da Famasul na CNA, MS espera mais espaço no agro nacional

Semana na Alems tem sessão solene, reunião de Comissões e cerimônia de entrega de prêmio

Contrato para manutenção de rodovias em Maracaju recebe novo aditivo de R$ 2,3 milhões

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Fiéis celebram 1º santuário de Carlo Acutis do mundo em Campo Grande: ‘Ele escolheu’

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

Irmã e sobrinha de Gil do Vigor sofrem acidente de carro em PE: ‘A vida é um sopro’

Últimas Notícias

Política

Vereadores proíbem ‘ostentação’ na Câmara de Figueirão: ‘luxo’

Diretrizes fazem parte da Nova Lei de Licitações que deveria ser implantada na gestão passada

MidiaMAIS

Aos 92 anos, Ivete viaja 9h para pedir benção de Carlo Acutis em santuário

Capela onde ocorreu primeiro milagre de Carlo Acutis se tornou santuário em homenagem ao santo

Famosos

Já pariu? Grávida, Mária de Fátima aparece sem barriga em Vale Tudo: ‘Inexistente’

Cena de Maria de Fátima em Vale Tudo causou polêmica nas redes sociais

MidiaMAIS

Dom Dimas vai pedir ao Papa que mude o Dia de São Carlo Acutis: ‘não podemos depor Nossa Senhora’

Capela do Milagre virou Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis