Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Vai surgir um novo Rio

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
Vai surgir um novo Rio
Aristóteles Drummond

Apesar de todo este clima de indignação com a divulgação de malfeitos inadmissíveis no Estado do Rio, com os recursos recebidos do governo federal para o combate à COVID-19, que precisam ser apuradas e aprofundadas, o Rio tem efetivamente fôlego de sete gatos e apresenta condições singulares para emergir da crise em condições de recuperar o crescimento econômico e aperfeiçoar a elevação do padrão de vida de sua população.

A se confirmarem as denúncias, a forma grosseira de fraudar compras e contratação de serviços, a crise política terá um desfecho rápido e constitucional. O Brasil não tolera mais este tipo de delito, muito menos o Rio, que vem de uma sucessão de lamentáveis episódios, com todos seus ex-governadores com passagem pela prisão. E a eleição municipal deve transcorrer sem as ameaças de atraso, como ocorreu no último pleito. Os três nomes que aparecem inspiram confiança aos investidores. O atual prefeito, candidato à reeleição, que melhorou seu desempenho recentemente, inclusive na questão da , o ex-prefeito Eduardo Paes e o empresário Paulo Marinho, este sem passado político, mas presença em importantes projetos na região.

Superado este momento, na política, na economia e na pandemia, as coisas devem começar a acontecer. Foi noticiado, por exemplo, a venda do Hotel Glória a um poderoso grupo financeiro, que vai transformá-lo em habitação, talvez com parte hoteleira, de primeira qualidade. O prédio histórico da Beneficência Portuguesa deve ter também um aproveitamento de alto luxo, na mesma região, que é próxima ao centro, ao aeroporto e servida por transportes e vias de acesso de qualidade. A força do mercado de produtos imobiliários de qualidade foi testada ano passado, com o lançamento na antiga sede do Flamengo, na Avenida Rui Barbosa.

A consolidação do projeto denominado de Rio Maravilha pode vingar com a mudança da Econômica, a retomada dos planos habitacionais para funcionários municipais, os investimentos na orla do Porto, nos armazéns, e, quem sabe, o ministro Paulo Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos, com criatividade criam uma zona bancária internacional, como o Rio Dólar, que foi sonho de Roberto Campos, avô, e do dirigente empresarial Theophilo de Azeredo Santos, nos anos oitenta e noventa.

O Brasil parece amadurecido para um mínimo de liberdade nas operações de câmbio, podendo, inclusive, criar contas em moedas estrangeiras a serem sacadas apenas em reais e sem imposto sobre diferenças cambiais. Assim, o governo poderia vender parte das reservas para cobrir os gastos com a crise, sem a saída do dinheiro de nossas contas. Criatividade combina com o Rio. Reativar o Projeto de Zona Processamento de Exportações, em formato moderno, em Itaguaí, que adormece desde o governo Sarney, é outra ideia.

O Rio tem um senador e um vereador, filhos do presidente Bolsonaro, que teve sete mandatos parlamentares bem votado pelos cariocas e fluminenses. A chance é agora. Oportunidade de apoio sem gastos públicos, com boa vontade apenas, não falta.


*Articulista e

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corrida do facho

Tradicional Corrida do Facho abrirá comemorações em Campo Grande com mais de 200 atletas

Passageira sofre ferimentos graves após capotamento em São Gabriel do Oeste

Mulher fica em estado grave ao ser atingida em moto por motorista bêbado

putin e zelensky

Ministro das Relações Exteriores da Rússia descarta reunião iminente entre Putin e Zelensky

Notícias mais lidas agora

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Veículo invade rotatória, atinge carro e causa tombamento na Manoel da Costa Lima

ginastica

Após prata inédita, brasileiras ficam em 6º na série de 5 fitas no Mundial de Ginástica Rítmica

Últimas Notícias

Trânsito

Veículo invade rotatória, atinge carro e causa tombamento na Manoel da Costa Lima

Com o impacto da colisão, o Volkswagen Gol acabou com as rodas para cima, girando diversas vezes pelo asfalto

Trânsito

Ônibus que transportava atletas colide com carreta na BR-262

Caminhão fez conversão irregular e causou acidente

Polícia

Caminhoneiro é esfaqueado durante discussão em posto de combustível na BR-163

Vítima foi identificada apenas como Nilton e é natural de Goiás

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que mãe e avós foram feitos reféns durante assalto: ‘Uma hora de terror’

Sem encontrar dinheiro, criminosos levaram anéis e fugiram no carro da família