Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Sem noção de patriotismo

Estou relendo um despretensioso e delicioso livro de memórias de meu saudoso amigo Mário Saladini, que teve um vida alegre, contemplado com missões no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Cidade do México, entre outras, a serviço do Itamaraty ou do Lloyd Brasileiro, getulista de lealdade integral, foi deputado Estadual no antigo Estado da Guanabara, pelo […]
Arquivo -
Sem noção de patriotismo
Aristóteles Drummond

Estou relendo um despretensioso e delicioso livro de memórias de meu saudoso amigo Mário Saladini, que teve um vida alegre, contemplado com missões no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Cidade do México, entre outras, a serviço do ou do Lloyd Brasileiro, getulista de lealdade integral, foi deputado Estadual no antigo Estado da Guanabara, pelo PTB. E seu relato ganha importância hoje.

Ele estava em viagem de parlamentares pela , já no MDB, acompanhado de companheiros da ala mais esquerdista do partido, como o então jovem Ciro Kurtz. Na Sibéria, coube a Saladini fazer o discurso em nome dos parlamentares da América Latina, na mesma viagem. Ao ser chamado para usar da palavra, recebeu uma puxada em seu paletó e o colega de bancada mais à esquerda fez a sugestão, natural ao grupo chamado de “autênticos”, para que ele falasse mal do regime brasileiro. Mario Saladini, como os que eram do MDB, não era governista e não apoiava a Revolução. Mas, sem o veneno ideológico, reagiu, como consta, e disse ao colega: “Roupa suja se lava em casa”.

Esse comportamento de um homem educado, estimado e respeitado, alegre fundador do irônico “Clube dos Cafajestes”, que reunia a alegre boemia sadia do Rio naqueles anos, não foi seguida por políticos, artistas nem pelos altos mandatários da Igreja. Estes, em nome da ideologia comunista, promoveram campanha internacional contra o Brasil.

Hoje, a traição é limitada a poucos artistas, políticos desmoralizados e correspondentes estrangeiros militantes de esquerda. Mas não custa nada lembrar que falar mal de nosso país no exterior é muito feio e, atualmente, nem pode prevalecer a desculpa do regime autoritário, pois vivemos plena , que, para alguns, beira é a anarquia. Mas, infelizmente, a banda passa pela Europa tentando prejudicar o Brasil. Estes maus brasileiros e seus cúmplices na mídia internacional são omissos com o que se passa na Venezuela e com a crise aguda da Argentina, que pode explodir até o final do ano. Cuba então, e como se não existisse. Que democratas!

Cada vez lamento mais que este governo de boas intenções e boas propostas não tenha competência para se defender interna e externamente, situando o debate em curso nos menores municípios do Brasil em ano de eleições municipais. E, ao criticarem os maus brasileiros, podem é fazer a emenda sair pior do que o soneto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com brincadeiras e distribuição de doces, evento celebra Dia das Crianças na Vila Fernanda

cepol

Motorista bêbado é preso após furar sinal e causar colisão com viatura da PM de Trânsito

paraguai

Briga e vazamento de gás deixam cinco mortos em prédio no Paraguai

filipinas

Navio da Guarda Costeira chinesa colide e danifica embarcação das Filipinas

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Dom Dimas vai pedir ao Papa que mude o Dia de São Carlo Acutis: ‘não podemos depor Nossa Senhora’

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

Santuário São Carlo Acutis: imagens do santo custam até R$ 350 em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Guardando relíquia de 1º grau, imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre ruas de Campo Grande

Santa com fragmento de imagem original foi transportada em carreata pela Capital

Brasil

Ciclista morre atropelado por carreta quando seguia em romaria para a cidade de Aparecida

Acidente foi perto do município de Lorena e motorista fugiu do local sem prestar socorro

Polícia

Idoso é agredido por bandido armado com faca e tem perna quebrada durante roubo no Jardim Nnanha

Além de vários chutes e socos, marginal roubou R$ 1.600 mil na casa do filho da vítima

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

Fumaceiro denso e escuro levou riscos na rodovia e causou fila quilométrica de veículos