Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Lições dos anos Collor

Sem entrar no mérito das polêmicas envolvendo o senador Fernando Collor, a situação nacional atual nos remete a seu governo, quando proclamou o projeto de levar o Brasil para o primeiro mundo. Efetivamente, apesar do acervo de realizações e avanços obtidos pelo Brasil com JK e os militares, as primeiras medidas efetivas e objetivas para […]
Arquivo -
Lições dos anos Collor
Aristóteles Drummond

Sem entrar no mérito das polêmicas envolvendo o senador Fernando Collor, a situação nacional atual nos remete a seu governo, quando proclamou o projeto de levar o Brasil para o primeiro mundo.

Efetivamente, apesar do acervo de realizações e avanços obtidos pelo Brasil com JK e os militares, as primeiras medidas efetivas e objetivas para a integração internacional do Brasil ao mundo globalizado que surgia se devem à orientação de seu governo, que, mesmo interrompido, legou iniciativas que não puderam mais ser revertidas. A começar pelas privatizações, o chamamento à indústria automobilística a montar carros atualizados, o que nos permitiu ter as exportações desde então.

No combate à sonegação fiscal e proteção ao dinheiro da , da sonegação e da contravenção, tomou medida muito mais simples e eficaz do que o estado policial que rege hoje o sistema financeiro, em que um saque de dez mil reais no final do mês para pagar contas exige uma série de explicações, quando o dinheiro existente nas contas evidentemente tem origem conhecida pelos próprios bancos. Collor acabou com os títulos ao portador e fez uma anistia de 25%, sem expropriar ninguém.

No Brasil, decide-se liquidar um político, rotulando de alguma forma negativa e tenta-se apagar os feitos positivos. No caso, o até então mais jovem presidente que tivemos, e o primeiro em quase 30 anos eleito diretamente, chegou ao poder sem partido, sem máquina, com uma mensagem moderna, sem medo de enfrentar o patrulhamento das esquerdas. E formou um time de alto nível, é bom lembrar.

A mesma vontade popular e adesão ideológica vieram a se repetir com o atual presidente. Collor recebeu um país em galopante, Bolsonaro o encontrou saqueado e aparelhado. Ambos chegaram ao Planalto tendo passado pelo Congresso.

Ocorre que anda faltando a mesma maturidade para consolidar uma maioria parlamentar que faça aprovar as reformas sem as quais vamos passar ao quinto mundo. Temos de olhar para a história. A derrocada de Collor e o equívoco na escolha do sucessor de Itamar custou ao Brasil uma série de governos de esquerda, afetando a democracia em diferentes ângulos – a começar pela vergonhosa aprovação da reeleição em causa própria, seguida do desastre petista.

As acusações mais recorrentes a Collor atinge todos os sucessores, exceto seu vice, que completou o mandato. E agora o presidente que vai para o segundo ano sem escândalos e com parte de seu ministério do melhor nível, como são os casos de Tarcísio Freitas, Teresa Cristina, Ricardo Salles, Almirante Bento e a boa gestão nas principais estatais.

Logo, quem não estiver tomado pelos ressentimentos ideológicos e frustrações de interesses pessoais, deve se unir para apoiar o programa positivo e o governo como um todo, a começar pelo presidente baixar a bola, evitando polêmicas desnecessárias, diria até que bobas.

Não podemos ficar ocupando noticiário com brincadeiras de gosto duvidoso sobre refrigerante, disputa sobre que não existe, bate-boca entre atores representativos nos três poderes da República.

Vamos tentar realizar aquele sonho de Collor, que é de todos nós,  de termos um país de melhor nível, pragmático, moderno e progressista. E acabar com as conspirações pela impunidade, o atraso e a quebra estabilidade.

Olhar o passado serve para aprender a não incorrer nos mesmos erros e também para ver que nem tudo  feito no passado foi negativo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1954 – Suicídio de Getúlio Vargas

CBF antecipa rodadas do Brasileirão e adia finais da Copa do Brasil para dezembro

Partida entre Grêmio e Ceará, pelo Brasileirão - (Richard Ducker/Grêmio FBPA)

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

Sortudo de MS acerta 5 números da Mega-Sena e ganha ‘bolada’ sozinho com aposta simples

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

homem gritou com cadela

Mulher registra boletim de ocorrência contra homem que gritou com sua cadela em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher com guarda revogada sequestra a própria filha de 3 anos em Campo Grande

Ação contou com a ajuda de um homem e ocorreu em uma praça no bairro Indubrasil

Famosos

Após críticas, Key Alves explica significado do nome da filha: ‘Cuida da sua vida’

Key Alves botou a boca no trombone e revelou o significado por trás do nome da primeira filha com Bruno Rosa após receber críticas de internautas

Trânsito

Acidente no sábado entre Fiat Palio e moto deixa cinco feridos no Centro

Motociclista foi socorrido e levado para unidade de saúde em estado grave. Já passageiras do carro tiveram ferimentos, incluindo suspeita de traumatismo crâniano

Cotidiano

Termômetros apontam quedas de temperaturas no domingo em todo o estado

Em Campo Grande, céu está nublado e temperatura não deve passar dos 23ºC durante todo o dia,