Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

A irresponsabilidade pesa

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
A irresponsabilidade pesa
Aristóteles Drummond

Neste caos na economia mundial, os que vão sofrer, e muito, serão os países e empresas que se endividaram leviana e irresponsavelmente, explorando momentos de alta liquidez nos mercados. Agora é a hora da verdade, com dificuldades para rolar a dívida. Riscos altos para os mais fracos. Curiosamente, as políticas ousadas partem sempre de governos que se dizem voltados para o social.

O velho Dólar mostra sua força. E o nervosismo dos mercados vai exigir atuações firmes dos bancos centrais. Abandonar os náufragos agora pode fazer a crise fugir do controle. Os mercados são pouco racionais.

Países que já se preocupam com a desnacionalização de suas grandes empresas, certamente, verão esta presença aumentar muito. E os riscos no setor bancário voltaram a tirar o sono dos governantes.

Ao que tudo indica, a do coronavírus entrará numa curva descendente, inclusive pela chegada de vacinas e outros meios de controle de sua propagação. Mas a fase de transição, os próximos meses, pode custar muito aos mais frágeis, desde países a empresas, até chegar à ponta, nas famílias. Portanto, é preciso habilidade na gestão destas dificuldades e pleno exercício da autoridade diante das ameaças de perturbação da ordem nas ruas, fábricas e no campo. Quem mostrar fraqueza pagará caro.

A temporada de verão vai afetar muito o turismo, de forma indiscriminada, em todo mundo. Um socorro dirigido ao setor de transporte e hospedagem parece natural para os bancos centrais, como o rolamento automático das dívidas por pelo menos 12 meses. O que o presidente Trump já fez com os impostos em geral. O chamado efeito cascata do setor é imenso e, a esta altura negar o furacão é perigoso. Logo, mostrar otimismo soa irresponsabilidade.

O componente social do agravamento da crise é natural. Muitas empresas cotadas em Bolsas estão valendo menos do que o valor patrimonial. O que é favorável apenas para quem dispõe de caixa, pois, como sempre, as crises também geram oportunidades de ganhos.

Preocupação maior é a instabilidade política dos principais países, muito divididos, com governos sustentados por muito pouco, como Israel, e Itália. Conforto mesmo apenas na Rússia e na Inglaterra. Na América, com eleições em novembro, o governo já não tem maioria na Câmara dos Deputados, ficando dependente de sua posição no Senado. Mas em compensação tem amplo apoio popular.

A combinação de crise na economia e na estabilidade dos governos é explosiva. Todos devem pensar duas vezes. E bom senso e caldo de galinha, como nossas avós já diziam, nunca é demais.

 


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corrida do facho

Tradicional Corrida do Facho abrirá comemorações em Campo Grande com mais de 200 atletas

Passageira sofre ferimentos graves após capotamento em São Gabriel do Oeste

Mulher fica em estado grave ao ser atingida em moto por motorista bêbado

putin e zelensky

Ministro das Relações Exteriores da Rússia descarta reunião iminente entre Putin e Zelensky

Notícias mais lidas agora

13

Com recorde de inscrições, aniversário de Campo Grande deve reunir 30 mil pessoas

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

ginastica

Após prata inédita, brasileiras ficam em 6º na série de 5 fitas no Mundial de Ginástica Rítmica

Últimas Notícias

Trânsito

Veículo invade rotatória, atinge carro e causa tombamento na Manoel da Costa Lima

Com o impacto da colisão, o Volkswagen Gol acabou com as rodas para cima, girando diversas vezes pelo asfalto

Trânsito

Ônibus que transportava atletas colide com carreta na BR-262

Caminhão fez conversão irregular e causou acidente

Polícia

Caminhoneiro é esfaqueado durante discussão em posto de combustível na BR-163

Vítima foi identificada apenas como Nilton e é natural de Goiás

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que mãe e avós foram feitos reféns durante assalto: ‘Uma hora de terror’

Sem encontrar dinheiro, criminosos levaram anéis e fugiram no carro da família