Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

A estagnação do Rio

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
A estagnação do Rio
Aristóteles Drummond

Apanhado pela crise há uns cinco ou seis anos, o Rio vem sofrendo um verdadeiro apagão em termos de investimentos e com a perda de condições para reverter quadro econômico e social difícil, agravado agora com este triste espetáculo na gestão dos recursos de combate à , transferidos do governo federal.

No início, foi a luta por honrar a folha de pagamentos de servidores e manter os serviços de segurança, saúde e educação funcionando, o que foi obtido na gestão -Dornelles, embora o governador tenha tido percalços, ao que tudo indica, injustificados. A política carrega esta carga de propiciar graves injustiças e este parece ser o caso de Pezão.  Quem o conhece desde vereador, aos pais e a mulher, só pode acreditar em sua .

Agora vivemos um apagão pelo comportamento primário do governador, que apenas fez melhorar efetivamente a questão da Segurança Pública, gerindo bem o legado da Intervenção comandada pelo General Braga Neto, hoje Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Essa situação precisa ser definida com celeridade, pois a sociedade não merece continuar abandonada, entregue ao desamparo, no qual a qualidade da água que bebemos é emblemática. E tudo pela demagógica posição da Assembleia, que impediu o Estado de honrar compromisso com a União e vender a Cedae, para fugir aos casos de corrupção e má gestão.

Mas é urgente que se recupere o dinheiro enterrado em Itaboraí para o Comperj, parcialmente resolvido, mas faltando muito para compensar o que se gastou, inclusive em investimentos indiretos. Além dos empregos, o polo, a ser definido de alguma maneira, vai reforçar a estadual e viabilizar o término das obras do Arco Metropolitano entre Itaboraí e Guapimirim, de fortes reflexos na economia da região e do Estado.

Faz-se urgente uma política determinada a resolver os entraves nas estradas de acesso ao Rio, como a Rio-Petrópolis, de obras paradas, e a Via Dutra, sem a nova pista de descida, e uma parceria Prefeitura do Rio, Estado e iniciativa privada, para tocar o Porto Maravilha, projeto fundamental também, incluindo o aproveitamento turístico da área portuária, onde já temos a roda-gigante, o oceanário e o complexo de museus na Praça Mauá. Sem uma coordenação forte, a venda do edifício A Noite pode fracassar, frustrando as esperanças de uma obra relevante para a cidade.

O Rio não pode permanecer estagnado. É o centro de nossa cultura, de nossa história, com mão de obra qualificada, pronto para receber turistas do mundo inteiro, pois dispõe de todo tipo de atração e acomodação. A omissão nesta hora é crime contra a nossa própria história.

O presidente e dois de seus filhos têm mandato eletivo no Rio. Podem e devem ajudar. E a Assembleia precisa cumprir seu dever de não permitir que o afastamento do governador se arraste, prejudicando a população que os elegeu e que está mais do que atenta.

 


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerra neste domingo o Mundial de Ginástica Rítmica; confira a programação

Preços altos e improviso: café da manhã vira desafio para famílias em Campo Grande

Silas Malafaia ataca lideranças religiosas após receber críticas por palavrões: ‘hipócritas’

VÍDEO: Academia reúne delegada e professores para aulão de defesa pessoal para mulheres

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

13

Com recorde de inscrições, prefeitura espera receber 30 mil pessoas em Desfile Cívico-Militar

Jovem é encontrado com politraumas e morre na Santa Casa de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Juiz é vítima de injúria racial e caso é denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva

Fato ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande

Cotidiano

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Quase 300 campo-grandenses enviaram cartas com sugestões, elogios e críticas para a formulação da então nova Constituição Federal, na década de 1980

MidiaMAIS

Ana Castela estreia como atriz em nova novela das sete da Globo

Anúncio foi feito pela própria cantora, durante show em Barretos (SP), na madrugada deste domingo (24)

Brasil

Funcionário é preso dentro dos Estúdios Globo por tentativa de homicídio

A Polícia Civil prendeu Diogo Marley dentro das dependências do Estúdios Globo após investigações o apontarem como mandante de um crime