Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

A estagnação do Rio

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
A estagnação do Rio
Aristóteles Drummond

Apanhado pela crise há uns cinco ou seis anos, o Rio vem sofrendo um verdadeiro apagão em termos de investimentos e com a perda de condições para reverter quadro econômico e social difícil, agravado agora com este triste espetáculo na gestão dos recursos de combate à pandemia, transferidos do .

No início, foi a luta por honrar a folha de pagamentos de servidores e manter os serviços de segurança, saúde e educação funcionando, o que foi obtido na gestão Pezão-Dornelles, embora o governador tenha tido percalços, ao que tudo indica, injustificados. A política carrega esta carga de propiciar graves injustiças e este parece ser o caso de Pezão.  Quem o conhece desde vereador, aos pais e a mulher, só pode acreditar em sua .

Agora vivemos um apagão pelo comportamento primário do governador, que apenas fez melhorar efetivamente a questão da , gerindo bem o legado da Intervenção comandada pelo General Braga Neto, hoje Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Essa situação precisa ser definida com celeridade, pois a sociedade não merece continuar abandonada, entregue ao desamparo, no qual a qualidade da água que bebemos é emblemática. E tudo pela demagógica posição da Assembleia, que impediu o Estado de honrar compromisso com a União e vender a Cedae, para fugir aos casos de corrupção e má gestão.

Mas é urgente que se recupere o dinheiro enterrado em Itaboraí para o Comperj, parcialmente resolvido, mas faltando muito para compensar o que se gastou, inclusive em investimentos indiretos. Além dos empregos, o polo, a ser definido de alguma maneira, vai reforçar a estadual e viabilizar o término das obras do Arco Metropolitano entre Itaboraí e Guapimirim, de fortes reflexos na economia da região e do Estado.

Faz-se urgente uma política determinada a resolver os entraves nas estradas de acesso ao Rio, como a Rio-Petrópolis, de obras paradas, e a Via Dutra, sem a nova pista de descida, e uma parceria Prefeitura do Rio, Estado e iniciativa privada, para tocar o Porto Maravilha, projeto fundamental também, incluindo o aproveitamento turístico da área portuária, onde já temos a roda-gigante, o oceanário e o complexo de museus na Praça Mauá. Sem uma coordenação forte, a venda do edifício A Noite pode fracassar, frustrando as esperanças de uma obra relevante para a cidade.

O Rio não pode permanecer estagnado. É o centro de nossa cultura, de nossa história, com mão de obra qualificada, pronto para receber turistas do mundo inteiro, pois dispõe de todo tipo de atração e acomodação. A omissão nesta hora é crime contra a nossa própria história.

O presidente e dois de seus filhos têm mandato eletivo no Rio. Podem e devem ajudar. E a Assembleia precisa cumprir seu dever de não permitir que o afastamento do governador se arraste, prejudicando a população que os elegeu e que está mais do que atenta.

 


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista morre atropelado por carreta quando seguia em romaria para a cidade de Aparecida

Idoso é agredido por bandido armado com faca e tem perna quebrada durante roubo no Jardim Nnanha

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

Com brincadeiras e distribuição de doces, evento celebra Dia das Crianças na Vila Fernanda

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Dom Dimas vai pedir ao Papa que mude o Dia de São Carlo Acutis: ‘não podemos depor Nossa Senhora’

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

cepol

Motorista bêbado é preso após furar sinal e causar colisão com viatura da PM de Trânsito

Últimas Notícias

Esportes

É ouro! Atleta de Dourados conquista Campeonato Brasileiro de Karatê

Ane Gabriley tem 16 anos e já conquistou títulos sul-americanos em 2023 e 2024

Mundo

VÍDEO: helicóptero com cinco pessoas é filmado ao cair na Califórnia nos EUA

Todas as vítimas sobreviveram e foram socorridas em Huntington Beach

Polícia

Mulher invade quarto de marido com faca, o ameaça de morte e exige Pix de R$ 2 mil

Idoso relatou à polícia que sofre violência psicológica, agressões verbais e financeiras

MidiaMAIS

Guardando relíquia de 1º grau, imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre ruas de Campo Grande

Santa com fragmento de imagem original foi transportada em carreata pela Capital