Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Adhemar Lembrado

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo -
Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Adhemar Lembrado
Aristóteles Drummond

No próximo dia 22, Adhemar de Barros completaria 120 anos. Este paulista, que governou o Estado por três vezes e foi prefeito da capital, foi o primeiro homem público a promover grandes obras e a dar a saúde um lugar de destaque.

Oportuno, neste momento de aflição nacional e mundial, informar a muitos e lembrar a outros tantos o que foi a vida deste notável paulista, quatrocentão como se dizia antigamente, exemplar em iniciativas pioneiras.

Muito jovem, Adhemar foi para o fazer seu curso de medicina, na Faculdade Nacional, então a melhor do Brasil. Meu pai, seu contemporâneo, contava que ele era, nos anos 1920, um dos poucos, se não o único estudante que tinha carro. Formado, foi para fazer sua pós-graduação, oportunidade em que viu serem construídas as   primeiras auto estradas na Europa. Depois, foi fazer residência médica na França.

Voltando ao Brasil, mal teve tempo de exercer a medicina, pois foi revolucionário de 32, depois deputado estadual e, com menos de 40 anos, Interventor Federal, nomeado por Getúlio Vargas.

Em sua gestão, deixou marcas até hoje presentes no cotidiano paulista, especialmente nestes dias de pandemia. Foi iniciativa sua a construção do Hospital das Clínicas, desde sempre o maior e mais importante da América Latina. Como deu ênfase a saúde como estudioso e não como político, criou os institutos Adolfo Lutz e Emilio Ribas, que o Brasil, hoje, percebe sua importância na ciência médica nacional e não apenas paulista. Ao cuidar da em país então recordista em mortalidade infantil, criou os centros de puericultura cuja gestão e escolha de cidades ficou a cargo de sua mulher, D. Leonor Mendes de Barros, exemplar primeira-dama paulista e líder da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 19 de março de 1964.

Incansável, construiu importante rede hospitalar pelo interior, com muitas unidades levando seu nome. E, por fim, e não menos importante, descobriu para os paulistas a estância climática de Campos do Jordão, construindo sanatório de grande porte para acolhimento de tuberculosos, na época sem tratamento adequado que não o bom clima.   Daí, construiu a residência de verão dos governadores e, hoje, temos esta formidável cidade de inverno, turística e progressista.

JK eleito pediu a Adhemar para indicar o Ministro da Saúde, o que ele fez com Mauricio de Medeiros, também da Brasileira de Letras e depois com o sanitarista Mario Pinorri. Miguel Couto filho, outro Ministro da Saúde, de Vargas, foi Senador no seu partido, o PSP.

Seus adversários, não podendo negar um acervo de realizações que talvez só tenha sido superado 40 anos depois por Paulo Maluf, criaram a justificativa do? Rouba, mas faz? Que, em termos de fraude política, foi um sucesso, pois até hoje se liga o estadista a frase que ele nunca pronunciou. Aliás, ela voltou a ser usada pelos que não podiam e não podem negar a importância do acervo de obras de Maluf. Ambos, curiosamente, nasceram ricos, herdeiros e não precisariam, portanto, roubar.

Adhemar se casou e foi velado na mesma casa. Maluf foi morar na atual residência com dois ou três anos de casado, muito antes de pensar em política. E os outros?

Tempos de quarentena. Tempos de reflexão!

ExcluirResponderEncaminharRedirecionarVer DiscussãoLista NegraLista
BrancaCódigoFonte da MensagemContinuarGravar comoImprimirCabeçalhos


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corrida do facho

Tradicional Corrida do Facho abrirá comemorações em Campo Grande com mais de 200 atletas

Passageira sofre ferimentos graves após capotamento em São Gabriel do Oeste

Mulher fica em estado grave ao ser atingida em moto por motorista bêbado

putin e zelensky

Ministro das Relações Exteriores da Rússia descarta reunião iminente entre Putin e Zelensky

Notícias mais lidas agora

13

Com recorde de inscrições, aniversário de Campo Grande deve reunir 30 mil pessoas

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

ginastica

Após prata inédita, brasileiras ficam em 6º na série de 5 fitas no Mundial de Ginástica Rítmica

Últimas Notícias

Trânsito

Veículo invade rotatória, atinge carro e causa tombamento na Manoel da Costa Lima

Com o impacto da colisão, o Volkswagen Gol acabou com as rodas para cima, girando diversas vezes pelo asfalto

Trânsito

Ônibus que transportava atletas colide com carreta na BR-262

Caminhão fez conversão irregular e causou acidente

Polícia

Caminhoneiro é esfaqueado durante discussão em posto de combustível na BR-163

Vítima foi identificada apenas como Nilton e é natural de Goiás

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que mãe e avós foram feitos reféns durante assalto: ‘Uma hora de terror’

Sem encontrar dinheiro, criminosos levaram anéis e fugiram no carro da família