Em reconhecimento à sua ação, como comandante das forças brasileiras que retomaram a cidade de Corumbá do exército paraguaio, Antonio Maria Coelho é nomeado pelo imperador D. Pedro II, em 19 de agosto de 1857, oficial de ordem imperial do Cruzeiro, a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro:
Atendendo aos relevantes serviços que, no assalto e tomada da praça de Corumbá, no dia 13 de junho do presente ano, prestou o tenente-coronel de comissão Antonio Maria Coelho, e de conformidade com os §§ 1° e 3º do art. 9° do decreto n° 2853, de 7 de dezembro de 1861, hei por bem nomeá-lo oficial da ordem imperial do Cruzeiro. Palácio do Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1867, 46° da independência e do Império.- Com a rubrica de Sua Majestade Imperial – José Joaquim Fernandes Torres.
Oficiais da vanguarda do 2º corpo de operações, responsável pela operação de retomada também foram “condecorados em remuneração dos relevantes serviços prestados”, com a Ordem de Cristo e a Ordem da Rosa.
FONTE: Correio Mercantil, 21 de agosto de 1867
NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de Mato Grosso do Sul, estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.