Ninguém quer
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, está na corda bamba depois da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que descobriu um rombo de R$ 6,2 bilhões em descontos automáticos não autorizados em benefícios do INSS. Ele só não caiu ainda, segundo fontes do Palácio, porque o presidente Lula da Silva estava ocupado com a agenda na Itália, para o velório do Papa Francisco, e porque não encontrou (ainda) ninguém disposto, em outro partido, para assumir a vaga.
O PDT é fiel ao Governo no Congresso, mas não tem bancada robusta o suficiente para segurar um ministério. Conta também o fato de Lupi ser o manda-chuva do partido há anos e controlar a bancada. Mas, sem trocadilhos, Lupi pode estar perto de se “aposentar” na Esplanada.
Só não foi demitido porque Lula precisa achar alguém que enfrente mais fiscalização sobre roubos sistemáticos no órgão, uma fila de 2,45 milhões de pedidos de benefícios e um eventual déficit que pode obrigar um futuro governo a fazer nova reforma previdenciária.
Dois em um
O PT tem 12 deputados na Comissão de Relações Exteriores (CREDN), mas apenas um, Arlindo Chinaglia (SP), compareceu à sessão que convocou o chanceler Mauro Vieira, cuja gestão ele defende.
Já o ministro da Defesa, José Múcio, se colocou à disposição da CREDN para falar sobre as dificuldades da pasta, apesar de altos oficiais não gostarem da ideia de ele se explicar ao Congresso.
Resgate cala-boca
O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) acredita que a pressa de Lula em resgatar a ex-primeira-dama condenada do Peru, Nadine Heredia, com um jatinho da FAB, deve-se ao temor de uma possível delação dela contra o PT e a Odebrecht – o que traria outra grande crise ao governo.
Nadine era acusada de receber subornos em sacos de lixo.
Ondas de Cuiabá
No fim de semana passado, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (MDB), reuniu seu grupo político no Malai Manso, resort de luxo da família Maggi, em Cuiabá, e anunciou que deve ficar no cargo até o fim do mandato.
Ele não teria chances, hoje, de disputar o Senado, como se especulava, devido à preferência, segundo pesquisas, pela deputada Janaína Riva (MDB) e o bolsonarista José Medeiros (PL).
Tabaco e renda
O deputado Pezenti (MDB-SC) quer uma audiência pública na Comissão de Agricultura para debater a posição do Brasil na COP11, em Genebra (novembro), sobre o controle do tabaco.
O país é o maior exportador mundial de tabaco há 30 anos, com mais de 455 mil toneladas em 2024, gerando R$ 12 bilhões em renda para 140 mil famílias de pequenos agricultores.
Inclusiva
O Governo do Rio de Janeiro lançou o programa Educautismo, voltado à formação de professores para atuação inclusiva com alunos autistas. Também anunciou a criação de um Centro de Diagnóstico e Terapia para Neurodivergentes, incluindo TDAH, dislexia e espectro autista.
ESPLANADEIRA
Marcos Eduardo Neves lança curso online “Como Escrever Biografias” com Instituto Estação das Letras. #Arraiá de Águas Claras recebe Circuito de Quadrilhas 2025 com grandes nomes do DF. #Médico Antônio Carlos Junior lança o livro “Clínica Escalável”. #CONIC inaugura galeria de arte a céu aberto pelos 65 anos de Brasília. Lella Malta relança série “WeHo” em Brasília e comemora 10 anos de carreira. Porto do Sabor anuncia inauguração no Shopping Rio Sul, em Botafogo, Rio.