Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva dançou no cargo

Prazo de validade A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dançou no cargo. O prazo de validade é janeiro de 2026, conforme circula entre portas de colegas da Esplanada. Ela perdeu o embate com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com a Petrobras, mesmo amparada por um forte pool de ONGs internacionais … Continued
Opinião -

Prazo de validade

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dançou no cargo. O prazo de validade é janeiro de 2026, conforme circula entre portas de colegas da Esplanada. Ela perdeu o embate com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com a Petrobras, mesmo amparada por um forte pool de ONGs internacionais e pelos financiadores do Fundo da Amazônia. Marina foi voto vencido, e com aval discreto do presidente Lula da Silva, contra a exploração de petróleo na foz do rio , no alto-mar no Amapá. Haverá ainda um demorado processo de licenciamento ambiental, mas sob nova caneta na pasta. Pesou a situação paupérrima do Amapá, que precisa de dinheiro extra para se desenvolver. Marina fica no cargo por causa da COP30 em Belém – cujo Estado também será superbeneficiado e para onde devem ir muitas sedes de petroleiras e empresas da cadeia de exploração e distribuição do óleo. 

Força, policiais!

Há um movimento de revolta silenciosa entre delegados e agentes da Polícia Federal sobre o (longo) atraso de reembolso de diárias do pessoal em operações de campo e viagens oficiais. Ocorre em algumas Superintendências – cujos diretores temem cobrar abertamente do DG Andrei Rodrigues. Pela regra, acredite, leitor, os policiais pagam seus custos em muitas viagens a trabalho, para depois receberem. 

Bota óleo nisso

Há movimento na Câmara de cobrar a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para explicar investimentos de US$ 39,2 bilhões em 13 novos sistemas de produção de óleo e gás no pré-sal – três vezes mais do que já se gastou com os mesmos campos. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) capitaneia o grupo em requerimento.

Turismo rural

Uma carta da empresária do turismo rural paranaense Denise Fertonani chegou a entidades em . Alerta para a posição contrária de guias e de representantes do trade local ao PL nº 02/2021, “que propõe alterar o Estatuto da Cidade para assegurar o livre acesso irrestrito a montanhas, paredes rochosas, praias, rios, cachoeiras” etc. Eles temem pela depredação de locais turísticos e históricos sem o devido controle de acesso.

De quem sabe

A Comissão de Relações Exteriores do Senado vai debater o comércio exterior após o tarifaço do presidente americano Donald Trump. O embaixador Rubens Barbosa e o ex-diretor-geral da OMC Roberto Azêvedo serão ouvidos. Destaque para presença do do Banco do BRICS, Marcos Troyjo, diplomata e economista conceituado na Ásia e EUA (prof. da Columbia Uni), que Lula da Silva substituiu por .

A turma lá fora

O Senado realizaria ontem audiência pública para tratar da situação dos brasileiros no exterior. Inicialmente, a ideia era tratar das deportações de Donald Trump, mas ao se depararem com dezenas de deportações patrocinadas por Joe Biden, sem que houvesse queixas do Governo do Brasil, houve recuo. Brasileiros: O evento tratou então de comunidades brasileiras no exterior e suas demandas. 

_____________________________________________________________________

ESPLANADEIRA

#Domino’s lança projeto para contratação de refugiados em parceria com o Instituto Adus. #Probiótica lança rebranding para acompanhar transformação do mercado. #Limppano reduz 2.400 T de carbono com energia limpa e iniciativas sustentáveis. #Rita Cortez, presidente do IAB, lança em Brasília livro sobre justiça e ética feminina.  #Método Telecom é a nova integradora da NICE no Brasil. #Patrícia Fairon apresenta até 7/6 exposição “Natureza Fantástica”, no Centro Cultural Correios, RJ.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

lula

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas

Sérgio Cruz - O dia na história

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Decreto confere ao principal porto de Mato Grosso a privilegiada condição de zona de livre comércio

Trânsito

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Carro do professor parou na cerca de uma fazenda