Pular para o conteúdo
Brasil

‘Voto impresso deve cair em plenário’, prevê relator do Código Eleitoral

Senador Marcelo Castro afirmou ser um 'retrocesso' a volta do voto impresso
Agência Estado -
Urna eletrônica. (Imagem Ilustrativa)

Em entrevista ao Jornal , da Rádio Eldorado, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do novo Código Eleitoral, reafirmou ser contrário à inclusão do voto impresso no texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “O voto impresso é um retrocesso. Só vai trazer mais insegurança, mais problema e judicialização”, disse o parlamentar, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou a proposta inconstitucional em 2015.

Segundo o senador, a inclusão ocorreu após destaque do senador Esperidião Amin (PP-SC), aprovado contra seu voto. Castro afirmou, porém, que não acredita na aprovação do dispositivo em plenário. “Pela lógica, o plenário vai votar contra. Mas como vivemos tempos estranhos, tudo é possível”, ponderou.

Entre os pontos que considera avanços do novo Código Eleitoral, Castro destacou a reserva obrigatória de 20% das cadeiras em todos os parlamentos do País para mulheres, incluindo Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. “O Brasil ocupa uma situação constrangedora no cenário internacional: é o 137º país em representatividade feminina. Isso é inaceitável”, afirmou. O texto também altera a Lei da Ficha Limpa, fixando em oito anos o prazo de inelegibilidade a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à condenação, para uniformizar prazos e evitar interpretações diferentes.

Questionado sobre as críticas à redução de penas para a propagação de fake news em campanhas, o senador disse que o tema deve seguir em debate. “É um problema universal. Precisamos aprender com legislações como a da e dos Estados Unidos. É um assunto sensível que exige muito cuidado.” O projeto ainda precisa ser votado pelo plenário do Senado até setembro para ter validade nas eleições de 2026.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro pediu ajuda a advogado de Trump para postar sobre tarifaço

VÍDEO: McLaren de R$ 2,5 milhões se envolve em acidente com Corsa no PR

Número de casos de SRAG seguem em queda em MS, seguindo tendência nacional

Esposa de cantor sertanejo foi pega de surpresa em operação contra lavagem de dinheiro do PCC, diz defesa

Notícias mais lidas agora

Clube sem salva-vidas onde adolescente se afogou é interditado em Campo Grande

jbs mau cheiro

JBS cita pendências e moradores do Nova Campo Grande ficam sem acordo em ações por mau cheiro

RESUMO DA CULTURA DE CAMPO GRANDE MS

Sobá, sertanejo e Parque das Nações: concorda com este ‘resumo’ da cultura de Campo Grande?

Estudo propõe reabertura parcial do Estádio Morenão com capacidade limitada

Últimas Notícias

Polícia

Ex que matou mulher com tiro na cabeça é condenado a mais de 36 anos de prisão em Campo Grande

A mulher foi assassinada na noite do dia 10 de outubro de 2024

Cotidiano

Correios faz licitação para vender sala comercial em área central de Campo Grande

Estimativa de valor mínimo da sala comercial é de R$ 63.890 e as propostas podem ser enviadas a partir do dia 8 de setembro

Política

TRE-MS suspende órgãos partidários de Coronel Sapucaia e Aral Moreira; confira quais

Diretórios do interior deverão se manifestar ao Tribunal Eleitoral

MidiaMAIS

The Voice Brasil: saiba quem são os jurados da nova temporada

Time da nova temporada foi divulgada nesta quarta-feira (20)