Pular para o conteúdo
Brasil

Vaqueiro é atacado por onça-pintada em Goiás, se defende com facão e sobrevive

Homem continua internado e deve passar por uma cirurgia no braço esquerdo
Agência Estado -
Onça-pintada que devorou caseiro no Mato Grosso do Sul (Saul Schramm/ GOV MS)

Um vaqueiro de 51 anos ficou ferido após ser atacado por uma onça-pintada quando cavalgava em uma área de mata, no município de Campinaçu, no norte de . O homem conseguiu se defender usando um facão, mas sofreu muitos ferimentos. Ele estava acompanhado de cães que ajudaram a afugentar o felino.

O ataque aconteceu no domingo, 25, na zona rural do município de 3,7 mil habitantes. Nas redes sociais, relatos de pessoas que ajudaram a socorrer o vaqueiro apontam que ele percorria a mata em busca de animais embrenhados quando avistou a onça comendo os restos de um boi morto. Ele caiu do cavalo após ser atacado pelo felino.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O homem sofreu vários cortes nos braços, ombro, rosto e em outras parte do corpo, e teve fratura no antebraço. Ele conseguiu sair da mata e pedir ajuda. Levado para o Hospital Estadual do Centro Norte (HCN), em Uruaçu, o vaqueiro permanece internado.

O hospital informou que o paciente será submetido a uma cirurgia ortopédica no braço esquerdo. Em um vídeo publicado em redes sociais, em que aparece na cama do hospital com vários curativos, o homem avisa os familiares que está bem.

A Secretaria de do Estado de Goiás (SSP-GO) disse em nota que o caso está sendo investigado. Uma equipe do Batalhão da Polícia Ambiental foi mobilizada para verificar as condições do local onde houve o ataque.

Ataque e morte de caseiro

Este é o segundo caso conhecido de ataque de onça-pintada a pessoas, este ano, no Brasil. No dia 22 de abril, o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, morreu após ser atacado por um animal da espécie em um pesqueiro de , no Pantanal do . O felino arrastou a vítima e devorou parte do corpo. Os restos foram localizados no dia seguinte.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A onça-pintada foi capturada por uma equipe da Polícia Ambiental e levada para um centro de reabilitação de animais silvestres, em Campo Grande, capital do Estado. Exames mostraram que o animal estava desidratado e muito abaixo do peso normal. Após ser tratada, a onça foi levada para um centro de proteção da fauna, em Amparo, interior de . O felino não voltará para a natureza.

A Polícia Ambiental e entidades de preservação da espécie afirmam que os ataques de onças-pintadas a humanos são muito raros e acontecem quando há escassez de alimentos ou se o animal se sente ameaçado. Também podem ocorrer no período reprodutivo, quando a onça-pintada tem o instinto de proteger sua prole.

No caso do vaqueiro, a onça-pintada estava se alimentando e pode ter interpretado a chegada do vaqueiro a cavalo como uma possível competição pela sua comida.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira