Pular para o conteúdo
Brasil

Turista é atendido por ambulância no Cristo após morte de visitante

Homem de 65 anos desmaiou enquanto fazia trilha na Estrada do Corcovado
Evelyn Mendes -

Um turista dinamarquês foi a primeira pessoa socorrida pelas novas ambulâncias posicionadas no Cristo Redentor após a morte de um turista gaúcho, no domingo (16).

O homem de 65 anos desmaiou enquanto fazia trilha na Estrada do Corcovado. O caso aconteceu às 13h de terça-feira (19), segundo o Santuário Cristo Redentor.

Ele foi levado ao Hospital Miguel Couto com falta de ar. O foi acionado, mas o encaminhamento até o hospital foi feito na ambulância disponibilizada pela arquidiocese, informou o templo.

Disponibilização de ambulâncias foi um dos pré-requisitos para que o Cristo pudesse abrir para visitação. O ponto turístico abriu na segunda-feira, um dia após a morte do turista Alex Duarte, 54, mas foi fechado poucas horas depois pelo Procon.

Justificativa para interditar parcialmente a bilheteria de vans e trens do Cristo foi de “falha na prestação de serviço”. Agentes constataram que o posto médico não funcionava conforme o horário de abertura e visitação do monumento. No momento em que Alex Duarte passou mal e morreu, no domingo, o posto médico estava fechado.

Turista recebeu primeiros socorros da família

Nora criticou o socorro prestado ao turista. Nas , Melissa Schiwe afirmou que “não havia nem uma ambulância no parque e nem atendimento de urgência” para socorrer seu sogro. Ela, que é enfermeira, relatou que precisou “encontrar calma em meio ao desespero para ensinar aos funcionários a realizar compressão cardíaca”.

Por meio de nota, o ICMBio/Parque Nacional da Tijuca informou que o atendimento médico é de responsabilidade do Trem do Corcovado, conforme estabelecido no contrato de concessão. “Informamos que a manutenção e o pleno funcionamento do Posto de Primeiros Socorros no Alto do Corcovado é de responsabilidade da empresa concessionária Trem do Corcovado, conforme previsto no contrato fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes. Diante do ocorrido, será aberta uma apuração para verificar as circunstâncias dessa triste fatalidade”.

Trem do Corcovado diz que mantém um posto de enfermaria em funcionamento no Alto do Corcovado. Conforme a nota, os profissionais são treinado e habilitados para atuarem em atenção aos primeiros socorros, com manuseio de desfibrilador. Ainda de acordo com a empresa, no caso do turista que morreu ele chegou a ser atendidos por profissionais, mas “não houve possibilidade alguma de salvamento, apesar de os socorristas chegarem com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida, o Samu”.

Já a administração do Santuário, responsável pelo monumento, disse que o posto é de responsabilidade do ICMBio. “O único posto médico que deveria atender os visitantes fica boa parte do dia fechado. A Arquidiocese do busca a todo momento colaborar com o desenvolvimento do Alto Corcovado, mas esbarra nos entraves burocráticos impostos pelo ICMBio. Diversos projetos estão sem o devido andamento sem nenhuma justificativa legal para tal, inclusive o de colocar uma ambulância de prontidão no Alto Corcovado”, diz nota do Santuário.

(Informações Portal UOL)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola