Pular para o conteúdo
Brasil

TRF3 derruba proibição de transporte de animais vivos para exportação

A definição reverte a decisão de primeira instância que havia proibido a prática
Liana Feitosa -
Sede do TRF 3 (Foto: reprodução)

Em ação civil pública movida pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu pela de animais vivos por via marítima em todos os portos do país. A definição reverte a decisão de primeira instância que havia proibido a prática.

Entenda o caso

A ação civil pública foi ajuizada pelo Fórum Animal em 2017. Em abril de 2023, foi proferida sentença de primeira instância, pelo juiz federal Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Cível Federal de , que proibiu a prática. 

“Animais não são coisas. São seres vivos (…) que sentem fome, sede, dor, frio, angústia, medo”, afirmou a sentença, que considerou a exportação de bovinos vivos uma prática condenável e determinou sua proibição em todo o território nacional.

A União recorreu da decisão em 1ª instância, e o cumprimento da sentença ficou suspenso até a deliberação do TRF3, definida na última semana.

Agora, a exportação de bovinos vivos por meio do transporte marítimo para diversos países, incluindo o Iraque, volta a ser legal. 

Denúncias

O Fórum Animal atua contra a exportação de animais vivos há quase uma década. Segundo a entidade, os animais permanecem por semanas ou meses a bordo das embarcações, muitas vezes em condições precárias. Casos de superlotação, altas temperaturas e falta de higiene são frequentemente relatados. 

Em fevereiro de 2024, o navio Al Kuwait, que havia saído de um porto brasileiro, atracou na Cidade do Cabo, na África do Sul, transportando 19 mil bovinos. ONGs de proteção animal e a imprensa local denunciaram as condições dos animais, que estavam em meio a dejetos, com relatos de ferimentos, doenças e óbitos. O Al Kuwait foi apelidado de “navio da morte” pela imprensa local, dadas as suas condições.

O Fórum Animal anunciou que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para reverter a decisão.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump parabeniza trabalho de Milei na Argentina, e Bessent reforça apoio nas eleições

Local onde Kelvy foi assassinado no Monte Castelo (Foto: Reprodução)

Réu é condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por homicídio em Campo Grande em 2021

Empresa de alimentos tem 268 vagas abertas em diversas áreas para quatro cidades de MS

PF cumpre busca e apreensão contra deputado federal do União Brasil em embarque no aeroporto

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

tce-ms licitação

Em meio à briga judicial e após suspensão, TCE-MS confirma data da prova de concurso

Cras São Conrado recebe palestra gratuita sobre educação financeira e prevenção de golpes

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Já curou câncer e diabetes’, afirma Varão do Bolo sobre doces de pote vendidos em Campo Grande

Enquanto vende bolos de pote, Gabriel Henrique aproveita para pregar a palavra de Deus aos clientes

Cotidiano

Está em busca de casa própria? Agehab promove 3º Feirão MS Moradia a partir desta quinta

Feirão acontece no Shopping Norte Sul Plaza, com atendimento gratuito

Polícia

Estagiária da Justiça de Naviraí é alvo de ação após vazamento de informações sobre operação contra o PCC

Vazamento teria iniciado à partir de estagiária, que falou sobre a operação para a irmã advogada que, por sua vez, alertou o irmão e este avisou membros em grupo de mensagens

Política

Vereadores aprovam programa ‘Banco Vermelho’ em Campo Grande

Iniciativa transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio