Moradores da região Norte do Brasil, especialmente no Acre, ficaram assustados com os testes da Defesa Civil, realizados no último sábado (20), por volta das 14h (horário local).
Cidades do interior como Cruzeiro do Sul, Jordão e Brasiléia, além da capital Rio Branco, participaram da fase de testes do sistema de proteção que terá cobertura nacional.
Nas redes, as reações foram diversas. Os cidadãos comentaram que desconfiaram de vírus no celular, enquanto outros acharam até mesmo que o aparelho poderia explodir. Confira:

Para o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, o teste foi um sucesso. Tivemos alguns problemas tecnológicos, por isso que é teste nesse primeiro momento, e agora vamos aperfeiçoar o sistema para poder emitir alertas verídicos à população de qualquer risco de desastre extremo ou severo. E você que viu seu telefone tocar, não é vírus, é verdadeiro o sistema de alerta da Defesa Civil”, explicou.
Além do Acre, o alerta também foi enviado para cidades do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e de Rondônia. A iniciativa marca a nacionalização do sistema, que busca, por meio de notificações enviadas aos celulares, que vibram e emitem alerta sonoro, avisar a população que estiver em áreas de risco.
O seu celular também vai tocar!
Neste sábado, o alerta chega à região Centro-Oeste, em cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília e regiões do Distrito Federal.
Assim, os moradores de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas receberão os avisos, por volta das 14h (horário de MS). Vale lembrar que o recurso envia mensagens emergenciais diretamente para os aparelhos, mesmo quando estão em modo silencioso ou durante o uso de aplicativos. O alerta só desaparece quando o usuário clicar em “OK”, confirmando o recebimento.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!