Pular para o conteúdo
Brasil

STJ irá julgar ação que pode despejar Janja do Planalto em Brasília

Caso trata de um suposto "gabinete informal" ocupado pela primeira-dama
Gustavo Henn -
Janja Lula da Silva. (José Cruz, Agência Brasil)

O ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) Paulo Sérgio Domingues definiu que será responsabilidade da Justiça de julgar a ação contra a primeira-dama, Janja Lula da Silva, por suposto “gabinete informal”.

A ação foi iniciada pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de , que alegou que Janja mantém uma estrutura de ao menos 12 servidores comissionados, sem vínculo formal e legal com a administração pública federal. Ela estaria violando os princípios da moralidade, da impessoalidade, da legalidade e da publicidade.

Segundo informações do jornal O Estado de , o gabinete de Janja já teria gasto cerca de R$ 1,2 milhão em viagens desde o início do mandato mais recente de Lula. O documento protocolado pelo vereador pede a demissão dos assessores que integram o gabinete, além da desocupação do local, no terceiro andar do .

O pedido havia iniciado uma disputa entre os tribunais da Justiça Federal de Brasília e Curitiba para analisar o caso, mas foi resolvido pelo STJ na última sexta-feira (14).

“Considerando que o presente conflito de competência é originário de ação popular em que se objetiva a proteção de dinheiro público que supostamente estaria sendo utilizado de forma ilegal e indevida pela Primeira-Dama da Presidência da República ao manter um ‘gabinete informal’ no Palácio do Planalto, é competente o foro do local dos fatos”, declarou Domingues.

*Com informações do O Tempo e Poder360

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac