Pular para o conteúdo
Brasil

STF será imparcial e ignorará pressões ao julgar Bolsonaro, diz Moraes

Julgamento do núcleo 1 da trama golpista começou nesta terça-feira
Agência Brasil -
bolsonaro moraes
Ministro Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro. (Divulgação, STF)

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal contra o Jair Bolsonaro e aliados sobre uma tentativa de de Estado, afirmou ao abrir o julgamento do caso nesta terça-feira (2) que todos os réus serão julgados de forma imparcial, como qualquer cidadão, sem que o Supremo Tribunal Federal (STF) ceda a qualquer tipo de pressão interna ou externa.

Em discurso antes de iniciar a leitura do relatório sobre o caso, primeiro passo do julgamento, Moraes afirmou que os réus foram submetidos ao devido processo legal, com ampla defesa e oportunidade de contraditório.

Havendo provas de que são culpados, eles serão condenados, mas se houver “qualquer dúvida razoável” sobre a autoria dos crimes, serão absolvidos. “Assim se faz Justiça”, afirmou.

“Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal (STF), julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos, independentemente de ameaças ou coação, ignorando pressões internas ou externas”, assegurou o ministro.

Sem citar o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que vem atuando abertamente em prol de sanções do governo dos Estados Unidos contra ministros do Supremo e outras autoridades brasileiras em razão do julgamento de seu pai, Moraes mencionou “condutas dolosas e conscientes”, que de forma “covarde e traiçoeira” tentam submeter o judiciário brasileiro “ao crivo de Estado estrangeiro”.

“Essa tentativa de obstrução não afetará a imparcialidade e a independência dos juízes deste Supremo Tribunal Federal”, asseverou Moraes, antes de prosseguir o julgamento com a leitura do relatório.

Moraes fez ainda uma defesa da soberania nacional, que será defendida pelos ministros do Supremo de forma “inflexível”, garantiu.

“A história deste Supremo Tribunal Federal demonstra que jamais faltou ou jamais faltará coragem aos seus membros para repudiar as agressões dos inimigos da soberania nacional, da democracia, do Estado de Direito ou da independência do Poder Judiciário”.

Desde julho, com a proximidade do desfecho da ação penal contra o núcleo principal da trama golpista, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem imposto tarifas da ordem de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

Citando diretamente o caso de Bolsonaro, com quem Trump possui afinidades ideológicas, a Casa Branca também revogou vistos de ministros do Supremo e de seus familiares, bem como enquadrou Moraes na Lei Magntisky, que prevê sanções econômicas contra violadores de direitos humanos.

A expectativa, segundo aliados de Bolsonaro, é que uma eventual condenação do ex-presidente irá provocar a imposição de novas sanções de Trump contra autoridades brasileiras.

Bolsonaristas têm condicionado um recuo da Casa Branca à aprovação de uma anistia ampla aos réus da trama golpista.

Acompanhe

O julgamento de Bolsonaro e de mais sete ex-auxiliares por uma tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes começou nesta terça, com a leitura de um resumo do caso pelo relator, ministro Alexandre de Morares.

Todos foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) dos seguintes crimes: liderar ou integrar organização criminosa armada, atentar violentamente contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem ultrapassar os 40 anos de prisão.

A análise do caso ocorre na sala de audiências da Primeira Turma do Supremo, em , e é transmitida ao vivo pelo Canal 4 da NET e também pelo canal oficial do STF no YouTube.

Acompanhe a transmissão ao vivo:

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ninguém Esperava: GWM apresenta Haval Raptor PHEV 2026 por R$ 130 mil

Carro capota e motorista fica ferido na MS-295 em Bataguassu

Prefeitura divulga cronograma de atendimentos veterinários gratuitos em setembro

plano comissão nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza comemoram aprovação do plano de ação contra ‘tarifaço’ dos EUA

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Abertas inscrições para oficina gratuita sobre introdução alimentar de bebês

Últimas Notícias

Brasil

Brasil Soberano será tema do desfile de 7 de setembro em Brasília

Evento começa às 9h e terá presença do presidente Lula e ministros

Esportes

João Pedro vê Maracanã como palco especial e celebra boa fase: ‘Começo de uma história linda’

Após boas atuações no Mundial e na Premier League, atacante do Chelsea pode ser titular na partida de quinta-feira contra o Chile

Cotidiano

Paliteiro da UFMS receberá coloração azul em homenagem aos 60 anos da profissão de Administrador

Homenagem será realizada na próxima terça-feira (9), às 19h, por autoridades da UFMS e do CRA/MS

Cotidiano

Estudo aponta que Mato Grosso teve queda de 71% em áreas queimadas

Cenário de chuvas e fiscalização reduz devastação em 2025; preocupação persiste em áreas de conservação