Pular para o conteúdo
Brasil

SP: Governo sanciona lei que obriga chip em mochilas de entregadores

Legislação foi publicada no 'Diário Oficial do Estado' na sexta-feira (14)
Evelyn Mendes -
ilustrativa (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

O governador de , Tarcísio de Freitas (), sancionou uma lei que estabelece regras para a prestação de serviçoes de entrega no Estado paulista. A decisão envolve a obrigatoriedade de entregadores portarem etiquetas específicas em suas mochilas ou baús um QR code e um chip de validação, permitindo a confirmação em tempo real da relação entre o profissional e a empresa, contribuindo assim para a prevenção de crimes e ações fraudulentas.

Hoje, a maioria das entregas no Estado é feita sem rastreamento ou fiscalzação, inclusive as que são feitas por intermédio de aplicativos. Conforme a gestão estadual, o objetivo é aumentar a segurança tanto para os consumidores quanto para os profissionais do setor.

A decisão também resulta em ações por parte das empresas portadoras de serviços de entrega, bem como das intermediadoras, que terão de manter um cadastro atualizado de profissionias.

“O registro deverá conter dados como nome completo, documento de identidade, endereço, telefone, e-mail, foto, número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e características do veículo utilizado na prestação do serviço”, afirma a gestão Freitas.

De acordo com o Estado, o descumprimento das determinações resultará em penalidade às empresa, como advertências, multas e, em casos mais graves, suspensão das atividades.

Regulamentação da nova lei será por meio de grupo de trabalho
A legislação, de autoria parlamentar, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo da última sexta-feira, 14. A regulamentação da nova lei, no entanto, será feita por meio de um grupo de trabalho que será criado pelo Governo de SP.

“Esse grupo, que contará com a participação de associações e entidades representativas do setor, também será responsável por coordenar o processo de cadastramento dos profissionais, garantindo que ele seja feito de forma simples e eficiente, sem comprometer a competitividade e a sustentabilidade financeira dos micro e pequenos negócios”, disse o governo estadual.

(Informações Redação Terra)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novo papa tem direito a receber salário de 2,5 mil euros

papa

“Que seja guia de paz e justiça”, diz Nelsinho após eleição de novo Papa

Leão XIV discursa sobre paz e unidade e reforça legado de Francisco

‘Arrancada’ de caminhonete em universidade de Campo Grande termina com jovem em estado grave

Notícias mais lidas agora

Cardeal americano Robert Prevost é o novo papa, confira

LISTA: confira nomes de alvos da PF em investigação contra grilagem de terras da União em MS

Adriane Lopes anuncia contratos de gestão e redução de 40% no tempo do processo de licitação

Saúde revoga a convocação de 50 médicos para postos em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre Uno e bitrem canavieira deixa uma pessoa morta na MS-233

A vítima que conduzia uma Fiat Uno ficou presa às ferragens

Cotidiano

Quem é Robert Francis Prevost, cardeal estadunidense eleito novo Papa?

Novo papa assumirá nome de Leão 14

Mundo

Trump: É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano

Donald Trump afirmou que está ansioso para conhecer novo pontífice

Mundo

“In Illo uno unum”: Saiba o que significa o lema de Robert Prevost, agora Papa Leão 14

Novo sumo pontífice da Igreja Católica é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, mas possui 20 anos de atuação missionária no Peru