O escritor Luis Fernando Verissimo, que morreu aos 88 anos neste sábado (30), deu diversas declarações sobre política e era abertamente declarado de esquerda. Em entrevista à Folha de São Paulo, em 2020, o cronista disse que o posicionamento não era opção, mas “decorrência”.
“Eu não entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe a causa das suas miséria pode não ser de esquerda. Ser de esquerda não é uma opção, é uma decorrência”, explicou.
Verissimo também teve outras falas sobre políticas ao longo de sua vida, era crítico do governo de Jair Bolsonaro e usava o humor durante a ditadura militar para defender a democracia.
Em 2016, no entanto, Verissimo afirmou ser um “esquerdista desiludido”, em meio as denúncias da operação Lava Jato que envolvia o Partido dos Trabalhadores. “Embora entenda que o governo Lula, principalmente o primeiro mandato, foi muito importante em termos de inclusão social. Mas posso me caracterizar agora como um esquerdista desiludido”, disse na época.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou, neste sábado (30), o escritor como “um dos maiores nomes da literatura” brasileira e desejou solidariedade à família dele.
Morte
O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (30) após complicações causadas por um caso grave de pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo no coração.
Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos, entre eles As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!