Instituições policiais se reuniram e emitiram, nessa quinta-feira (20), um manifesto de repúdio à declaração de Ricardo Lewandowski sobre o comportamento da polícia no Brasil.
O ministro da Justiça e Segurança Pública rebateu críticas sobre a função do Poder Judiciário e afirmou que é obrigado a soltar pessoas presas, pois a polícia faria as prisões de maneira equivocada.
“É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”, disse o ministro.
O manifesto definiu Lewandowski como “absolutamente alheio e desconhecedor da realidade institucional das forças policiais”, e que não seria qualificado para tratar da segurança pública nacional. O documento também convidou o ministro para visitar o mausoléu dos policiais mortos durante serviço em São Paulo.
“As declarações estereotipadas, do ministro Ricardo Lewandowski, revelam a total inação e falência da política nacional de segurança pública do governo, que desconsidera vários (bons) programas da gestão anterior e alavanca uma constante polarização política e tensões com as instituições policiais do Brasil […] que compareça a enterros de policiais, quase que diariamente mortos em decorrência do cargo, para refletir um pouco mais antes de fazer declarações infelizes, que ofendem a honra e a história das instituições policiais e de seus integrantes, que garantem a paz social e a governabilidade do país”, diz o manifesto.
As instituições que assinaram o documento foram:
- FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais
- ANERMB – Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares
- ADEPOL DO BRASIL – Associação dos Delegados de Polícia do Brasil
- FENADEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
- FENDEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil
- AMEBRASIL – Associação dos Militares Estaduais do Brasil
*Com informações da CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!