Pular para o conteúdo
Brasil

Seis instituições emitem manifesto após fala de Lewandowski: ‘polícia prende mal’

Ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que "Judiciário é obrigado a soltar" pessoas detidas de forma equivocada
Gustavo Henn -
(Fábio Rodrigues Pozzebom , Agência Brasil)

Instituições policiais se reuniram e emitiram, nessa quinta-feira (20), um manifesto de repúdio à declaração de sobre o comportamento da polícia no .

O ministro da Justiça e rebateu críticas sobre a função do Poder Judiciário e afirmou que é obrigado a soltar pessoas presas, pois a polícia faria as prisões de maneira equivocada.

“É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”, disse o ministro.

O manifesto definiu Lewandowski como “absolutamente alheio e desconhecedor da realidade institucional das forças policiais”, e que não seria qualificado para tratar da segurança pública nacional. O documento também convidou o ministro para visitar o mausoléu dos policiais mortos durante serviço em .

“As declarações estereotipadas, do ministro Ricardo Lewandowski, revelam a total inação e falência da política nacional de segurança pública do governo, que desconsidera vários (bons) programas da gestão anterior e alavanca uma constante polarização política e tensões com as instituições policiais do Brasil […] que compareça a enterros de policiais, quase que diariamente mortos em decorrência do cargo, para refletir um pouco mais antes de fazer declarações infelizes, que ofendem a honra e a história das instituições policiais e de seus integrantes, que garantem a paz social e a governabilidade do país”, diz o manifesto.

As instituições que assinaram o documento foram:

  • FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais
  • ANERMB – Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares
  • ADEPOL DO BRASIL – Associação dos Delegados de Polícia do Brasil
  • FENADEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
  • FENDEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil
  • AMEBRASIL – Associação dos Militares Estaduais do Brasil

*Com informações da CNN

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Primeira-ministra da Dinamarca visita Groenlândia em meio a ameaças de Trump

Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas

Herpes Zoster

Com 3 milhões de casos anuais no Brasil, Campo Grande cria semana de conscientização do Herpes-Zóster

Secretaria afirma que 213 pacientes aguardam vaga em hospitais de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

senador paraguaio acordos

Senador paraguaio faz apelo em português para Lula: “revele os segredos da ditadura”

Últimas Notícias

Polícia

Técnico de enfermagem causa acidente embriagado e xinga sargento de ‘macaco’ em MS

O homem estava com uma criança de 4 anos no banco traseiro do veículo

Política

Justiça Eleitoral torna inelegível ex-prefeito e ex-secretária de Ladário

Juíza apontou que houve assédio moral e abuso de poder político contra servidores para que trabalhassem em campanha nas eleições de 2024

Cotidiano

Estudantes nascidos em maio ou junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia nesta quarta-feira

Para receber o valor de R$ 200, o estudante deve atender aos requisitos do programa do MEC

Polícia

Carro invade a preferencial na Afonso Pena e atinge viatura descaracterizada com dois policiais

Um peugeot também foi atingido pelo carro no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Goiás