O Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal, no sábado (17), após confirmação de focos de influenza aviária no estado.
O governo gaúcho decretou emergência por 60 dias para controle dos focos da gripe aviária. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a confirmação de um foco de H5N1 em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
O estado de emergência é válido para 12 municípios gaúchos. São eles: Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.
A medida, segundo o governo gaúcho, visa uma “resposta mais rápida para combate aos focos de influenza viária”. O foco de gripe aviária foi registrada em Montenegro, no Vale do Caí, após a confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os vírus foram constatados em uma granja avícola de reprodução e em aves silvestres de um zoológico de Sapucaia do Sul.
Agora o estado vai explorar recursos para combater a doença. O decreto permite uma maior agilidade em questões jurídicas e promove aquisição de equipamentos e tecnologias para lidar com o problema.
*Informações UOL
***
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!