No último dia 3, a Prefeitura de Belém lançou uma novidade para a mobilidade urbana da cidade: patinetes elétricos públicos. Em parceria com a empresa JET Brasil, 600 patinetes foram disponibilizados para locação, sendo 10% reservados para uso gratuito da Prefeitura, aos agentes de mobilidade urbana e ordem pública.
E não demorou nem dez dias para diversos usos inusitados do veículo serem flagrados pelas ruas da cidade. De botijão de gás a tentativa de venda, o Jornal Midiamax traz um compilado dos usos irregulares do equipamento.
Botijão de gás
Um jovem foi flagrado transportando um botijão de gás com o patinete elétrico pelas ruas de Belém, na última quinta-feira (7). O vídeo viralizou nas redes sociais. Confira:
O item aparentava estar cheio e, ainda que não exista uma regra que proíba o transporte de objetos no patinete, a ação pode danificar o equipamento e colocar o usuário em risco. Nos comentários, internautas ficaram divididos entre opiniões positivas, que elogiaram a criatividade do rapaz, e críticas quanto à necessidade do veículo para o transporte.
Cinco a bordo

Além do transporte de objetos, um vídeo também flagrou cinco pessoas utilizando o patinete ao mesmo tempo, no último sábado (9). A filmagem foi feita por outra pessoa, que estava em um carro que passou pelo patinete.
Quatro rapazes estavam em pé no veículo, enquanto outro estava sentado, e também utilizava seu celular para registrar o momento. Os jovens pareciam estar em alta velocidade, mas a ação não foi flagrada pelas autoridades.
A prática coloca em risco a segurança dos ocupantes, é estritamente proibida pelo termo de uso e pode gerar advertência, multa ou bloqueio do acesso ao serviço, segundo a prefeitura.
Tentativas de venda
Ainda no sábado (9), um homem foi visto tentando vender um patinete elétrico a um ferro-velho. Segundo informações, ele estaria sob efeito de alguma substância e teria furtado o equipamento.
A Polícia Militar foi acionada pelo dono do ferro-velho, que filmou a tentativa de venda do suspeito. O homem transportava o patinete em um carrinho de mão e alegou que pretendia vendê-lo como sucata.
Além desse caso, uma imagem começou a circular nas redes sociais, desde o último domingo (10), que mostra uma placa de “vende-se” em frente a quatro patinetes elétricos.

No entanto, não há informações oficiais se realmente os patinetes elétricos foram retirados das ruas sem autorização, ou se o caso não passa de uma brincadeira feita por moradores da área.
Na última terça-feira (12), também viralizou um vídeo do influencer Tradutor Paraense, que compilou diversas dessas situações, além de mostrar a presença de patinetes fora da área permitida. Veja:
Regras de uso
O uso dos patinetes elétricos segue uma série de regras definidas pela Prefeitura de Belém e pela JET Brasil. São elas:
- É proibido o uso dos patinetes por menores de 18 anos, mesmo com autorização dos responsáveis;
- Não é necessário ter CNH para utilizar os patinetes;
- O uso em dupla não é permitido, por questões de segurança;
- A velocidade máxima é de 20 km/h em ciclovias, 6 km/h em áreas de pedestres e 40 km/h em vias;
- É recomendável o uso de capacete e, à noite, itens refletivos para melhor visibilidade;
- É proibido conduzir sob efeito de álcool.
Além disso, só é permitido o uso do equipamento na área delimitada a seguir:

Os interessados no aluguel do veículo devem seguir estes passos:
- Baixar o aplicativo JET;
- Fazer o cadastro;
- Localizar o ponto de retirada mais próximo;
- Ler e aceitar as regras de uso e pagamento;
- Verificar a carga da bateria no painel e preferir patinetes com mais de 20% de carga;
- Para encerrar o uso, o patinete deve ser colocado em um estacionamento indicado com o símbolo P no aplicativo e clicar no botão “Concluir” do app.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***