Pular para o conteúdo
Brasil

Reclamações sobre associações de aposentados passam a ser monitoradas

O sistema permite que o cidadão registre a reclamação on-line
Agência Brasil -
Agência Brasil

As reclamações de aposentados e pensionistas sobre instituições financeiras e associações conveniadas ao Instituto Nacional do Seguro Social () passarão a ser monitoradas para evitar descontos indevidos. O Ministério de Justiça e (MJSP) e o INSS assinaram nesta terça-feira (26) acordo de cooperação técnica que permite a aplicação de sanções caso as reclamações à plataforma consumidor.gov.br não sejam resolvidas.

O acordo pretende impedir novos descontos indevidos em taxas a associações de aposentados e pensionistas e em empréstimos de crédito consignado do INSS contratados sem o conhecimento do segurado. Desde julho, o INSS está devolvendo R$ 3,3 bilhões descontados indevidamente de aposentados e pensionistas de 2020 a 2025.

Pelo acordo, as instituições financeiras e as entidades associativas conveniadas ao INSS terão de ser obrigatoriamente cadastradas na plataforma consumidor.gov.br. O sistema permite que o cidadão registre a reclamação on-line, com a empresa tendo dez dias para responder.

Durante esse prazo, os bancos e as associações deverão acompanhar diariamente as demandas e poderão interagir com o consumidor antes de encaminhar a resposta final. Em caso de descumprimento das normas, há previsão de sanções e medidas corretivas para as instituições financeiras que continuarem a fazer os descontos.

O acordo prevê ainda a troca de informações entre a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), órgão que administra o portal consumidor.gov.br e o INSS para ampliar a fiscalização. As demandas não resolvidas serão encaminhadas aos Procons e aos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Proteção de dados

Também está prevista a capacitação de servidores pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). O Ministério da Justiça e Segurança Pública ressalta que todas as ações estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI), com a proteção de dados e a preservação do sigilo pessoal.

As ações do acordo de cooperação técnica têm início imediato, com vigência de cinco anos. As ações conjuntas contemplam, entre outras metas, a redução das demandas registradas na plataforma por meio da adoção de medidas preventivas, a avaliação de práticas abusivas recorrentes no mercado de crédito consignado e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários do INSS.

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que o acordo reforça o compromisso da pasta de proteger os aposentados e pensionistas contra abusos e práticas lesivas.

“Vamos fortalecer a transparência, ampliando os canais de comunicação entre as duas pastas, integrando dados da plataforma consumidor.gov.br, capacitando servidores e garantindo mais eficiência, para que o cidadão tenha seus direitos respeitados. Desse modo, a cooperação com o INSS é estratégica para coibir irregularidades e assegurar a proteção e o respeito aos direitos de milhões de brasileiros”, ressaltou Damous.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que o acordo é fundamental para melhorar a condição dos aposentados e pensionistas perante as instituições financeiras. “A base de dados da Senacon vai enriquecer e possibilitar que o INSS faça uma ação mais efetiva de proteção aos nossos aposentados e pensionistas”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bia Haddad sofre, mas vence britânica Kartal em estreia no US Open

Em reunião amigável, PT oficializa saída de servidores da base de Riedel

Senado votará amanhã projeto contra adultização de crianças nas redes

VÍDEO: Elevador quebrado impede cadeirante de embarcar em ônibus do Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Trecho da BR-262 é liberado após acidente que matou dois motoristas em Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Polícia

Corpo esquartejado de homem é encontrado em tambor na fronteira

Corpo de um homem esquartejado foi encontrado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha à sul-mato-grossense se Ponta Porã. Segundo informações, o corpo desmembrado foi encontrado dentro de um tambor de água de 20 litros. Conforme apurado, a vítima é Néstor Damián Rodríguez, 33 anos, desaparecido desde 10 de maio de 2025. O suposto autor, … Continued

MidiaMAIS

Decoração natalina volta a despertar curiosidade em Campo Grande

Showroom natalino volta a aparecer em bairro de Campo Grande, chamando atenção de moradores

Polícia

Traficante sofre acidente e é preso com uma tonelada de maconha em Campo Grande

Na picape foi encontrada grande quantidade de maconha

Polícia

VÍDEO: Funcionário nega discussão política e diz que foi agredido ‘do nada’ por colega na Ceasa/MS

O trabalhador foi agredido com um nunchaku