O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, sinalizou nesta segunda-feira, 25, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode ser o candidato do partido à Presidência da República em 2026, “se a conjuntura dos acontecimentos permitir”.
A declaração foi feita durante o evento de comemoração dos 20 anos da legenda, em Brasília, que contou com a presença do governador. Fala ocorre no mesmo dia em que presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirma compromissio de troca de legenda caso o governador paulista encare a disputa pelo Planalto.
Segundo a Agência Estado, durante discurso, Pereira projetou o crescimento do partido e, dirigindo-se ao governador, lançou a possibilidade de uma candidatura ao Planalto.
“Vamos ampliar bancadas, reeleger e eleger governadores e quem sabe, se a conjuntura dos acontecimentos permitir, teremos um candidato a presidente, não é Tarcísio?”, questionou o deputado.
Presente no evento, Tarcísio de Freitas reafirmou seu compromisso com a legenda, à qual se filiou em 2022, descrevendo sua aliança como um “casamento político”.
“Me lembro de um dia especial, que foi o dia do meu casamento político com o Republicanos. E me casei na política com o Republicanos junto com a senadora Damares”, afirmou o governador.
Tarcísio também destacou o perfil da sigla: “O nosso partido é conservador, é um partido que preza pela vida, que preza pela família”, disse, ao homenagear a deputada Rosângela Gomes (RJ).
A movimentação no Republicanos ocorre no mesmo dia em que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, declarou publicamente seu interesse em filiar o governador de São Paulo. Segundo Valdemar, Tarcísio teria que se juntar ao PL para concorrer à Presidência.
“O Tarcísio já declarou na semana passada, em jantar com governadores, que se for candidato a presidente no ano que vem, que ele assina com o PL. Ele já havia falado isso para mim”, disse Valdemar em entrevista nesta segunda-feira.