Pular para o conteúdo
Brasil

Prefeitura na Bahia divulga indevidamente nomes de centenas de pacientes com HIV

Pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram os nomes expostos
Agência Estado -
Imagem ilustrativa

A prefeitura de Feira de Santana, na , divulgou o nome de centenas de pessoas que convivem com HIV na edição de sábado, 20, do Diário Oficial Eletrônico do Município. O documento já foi retirado do ar.

Além de pessoas soropositivas, pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram os nomes expostos. A lei 14 289/2022 estabelece que a condição de pessoas com HIV, hepatites crônicas e doenças como hanseníase ou tuberculose deve ser mantida em sigilo.

Essa proteção se aplica a serviços de saúde, instituições de ensino, locais de trabalho, órgãos públicos e processos judiciais. Caso a regra não seja respeitada, podem ser aplicadas sanções conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), incluindo advertência e multa.

A divulgação ocorreu após a inclusão dos nomes na Portaria nº 19/2025 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que determinava a suspensão do passe livre no urbano da cidade.

Segundo a portaria, os beneficiários tinham o prazo de até cinco dias úteis para entregar seus cartões de transporte e apresentar defesa por escrito ou documentação à Semob, sob risco de suspensão ou cancelamento definitivo do benefício.

Em nota, a prefeitura de Feira de Santana afirma que os nomes foram divulgados erroneamente e que abriu uma sindicância interna para investigar o vazamento de dados que resultou na divulgação.

“O resultado será publicado dentro de 15 dias. A Prefeitura de Feira de Santana reitera que está fazendo todo o possível para reparar o erro e evitar que situações como esta ocorram novamente”, afirma na nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
TCE-MS

Justiça suspende concurso do TCE-MS e pede reabertura com inclusão de cotas raciais

fumace campo grande

Abram portas e janelas: Fumacê se concentra em dois bairros no início desta semana

Trio é preso suspeito de furtar pelo menos 10 caminhonetes em MS e PR

Governo brasileiro critica sanção a esposa de Moraes por parte do governo dos EUA

Notícias mais lidas agora

MPMS viola resolução ao ‘esconder’ salário de membros, diz Transparência Brasil

consórcio acidente pensão

Petição para intervenção ao Consórcio vai coletar assinaturas em terminais e no centro

Supercopa de Vôlei: tudo o que você precisa saber sobre o evento que vai parar Campo Grande

Trechos da BR-163/MS seguem em obra nesta segunda-feira; Confira pontos de desvios

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital em Amambai opera com geradores, mas distribuição de energia é retomada em meia-fase

Tempestade com 46mm de chuva e ventos fortes atingiu o município do sul de MS, derrubando árvores, destelhando casas e interrompendo distribuição de energia

Conteúdo de Marca

Além do Sorriso: Como a Harmonização Facial e a Implantodontia Transformam a Estética, a Função Mastigatória e a Autoestima dos Pacientes

Unindo ciência, técnica e sensibilidade, profissionais como a cirurgiã-dentista Marcella Falcão de Souza Bianchin Travitzki e o cirurgião-dentista Orlando Travitzki Neto mostram como a integração entre reabilitação oral, estética facial e implantodontia pode impactar profundamente a autoestima, a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Mundo

Confronto entre presidiários deixa 14 mortos no Equador

As autoridades recapturaram 13 foragidos até o momento

Transparência

Prefeito e primeira-dama de Ladário receberam R$ 81,9 mil com diárias em nove meses

Numa das viagens, a primeira-dama devolveu R$ 5,5 mil por ser vista na cidade enquanto deveria ter viajado para São Paulo