Pular para o conteúdo
Brasil

Portugueses reagem e chamam Brasil de Groenlândia Portuguesa

Brincadeira começou quando brasileiros descobriram que os portugueses reclamaram de "brasileirismo" em uma publicação do Barcelona
Evelyn Mendes -
Reprodução/ X

Depois de os brasileiros decidirem brincar que Portugal é a “Guiana Brasileira”, agora é vez dos portugueses retaliarem na guerra dos : eles nos apelidaram de Groenlândia Portuguesa.

O apelido nasceu depois que o anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth, em novembro de 2024. O time espanhol utilizou nas redes sociais a expressão “Fala, galera”, tipicamente brasileira, e os portugueses reclamaram do “brasileirismo” na comunicação do clube. Quando a polêmica chegou aos brasileiros, virou piada.

Por causa da diferença de tamanho entre os países, os brasileiros apelidaram a antiga metrópole de Guiana Brasileira. O apelido faz referência às nossas vizinhas: Guiana e a Guiana Francesa, departamento ultramarino e região da .

Há algumas semanas, passaram a circular memes cada mais criativos em que os brasileiros resolveram fazer mais graça com sua aparente “dominação” do território português. Há uma crescente comunidade de brasileiros no país europeu.

Houve portugueses que se ofenderam, mas outros entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor e comediante português Rafael Bailão, que dedicou um vídeo inteiro a aprofundar na “zoeira”.

A dedicação dos brasileiros à brincadeira aumentou. Surgiram mapas falsos digitais mostrando o território português sinalizado como Guiana Brasileira, bandeira para o novo país, além de um verbete inteiro na Wikipédia em português explicando que lugar é este – e como a piada começou.

Mas a irritação dos ‘gajos’ durou pouco e começou a render os próprios memes. Em um segmento bem-humorado na Rádio Comercial, de Portugal, os nossos irmãos disseram que aceitam ser um estado do Brasil, se aceitarmos ser um estado dos Estados Unidos (haveria muita influência norte-americana no Brasil).

Os portugueses apostaram em uma série de novos nomes para o Brasil:

  • Texas do Sul
  • Novo México,
  • Funkentucky
  • Puerto Não Assim Tão Rico
  • Havaí Que É Tua Taffarel
  • Brasillinois
  • Geórgia Amado
  • Alabamalhação
  • Capivarizona
  • Califórnibus
  • Guam Santana
  • Missisítio do Pica-Pau Amarelo

Mas foi outro apelido que pegou os brasileiros: Groenlândia Portuguesa. E como parece que o povo da “Guiana Brasileira” se incomoda mesmo com a proximidade entre EUA e Brasil, o apelido usa o nome do território ao qual Portugal tinha direito pelo Tratado de Tordesilhas de 1494 e onde chegou a desembarcar em 1500, mesmo ano em que chegou ao Brasil, mas do qual abriu mão de colonizar. É bom lembrar que o presidente dos EUA anda interessado em comprar e até possivelmente invadir a ilha que hoje é parte da Dinamarca.

A maioria dos brasileiros, no entanto, acha que os portugueses podem fazer melhor. Eles consideraram o apelido “fraco” e até já surgiram sugestões como Trás-os-Matos e Alémmazonas.

E os brasileiros estão confusos: os portugueses estão passando por um apagão e eles parecem não entender, nas redes, que esta é uma experiência típica do Brasil. Aparentemente, está longe dessa brincadeira – e da guerra de memes ter fim.

*Informações UOL

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Últimas Notícias

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira

Política

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Pix aumentou a competitividade da economia nacional, avalia o parlamentar