Pular para o conteúdo
Brasil

PM mata jovem durante abordagem na Grande SP

O jovem foi socorrido e levado para o pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos
Evelyn Mendes -
Reproduçaõ/ X

Lucas Almeida de Lima, de 26 anos, morreu durante uma abordagem policial em Barueri, na Grande . Os policiais disseram que acharam a atitude do rapaz suspeita. O caso aconteceu no sábado, 15.

A abordagem aconteceu na Avenida Petrobrás, próximo à rodovia Catello Branco, no bairro Mutinga, por volta das 17h15, e foi gravada por algumas pessoas que estavam presentes no momento.

No vídeo é possível ver que o rapaz está sendo contido por dois policiais, que desferem socos contra ele. Em outro momento, ainda na tentativa de contenção, um PM dispara ao menos dois tiros, e o homem cai na margem da rodovia.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava consertando a parte elétrica de um carro, a pedido de um amigo, quando uma viatura da Polícia Militar parou para fazer a abordagem.

Os policiais alegaram que alegaram que acharam a atitude do homem suspeita e que Lucas começou a correr diante a aproximação dos agentes.

Ainda na versão dos policiais, o rapaza resistiu a abordagem, entrou em luta corporal e tentou pegar a arma do agente, que atirou.

O dono do veículo confirmou que Lucas o ajudava com um problema elétrico no carro e que, ao ver a viatura, correu e pulou um muro sem motivo aparente.

Segundo a mãe do rapaz disse que o filho tinha medo da polícia e que resistiu à abordagem pelo medo de ser levado pelos PMs, sem motivo.

“Uma vez ele foi abordado e falaram: ‘vai para frente e não olhar para trás’. Ali ele já achou que ia levar. Ali ele já achou que ia levar um tiro pelas costas e ficou traumatizado. Ele foi pegando esse medo”, contou Edileusa Almeida Oliveira Lima.

Em nota, a Secretaria de afirmou que a Polícia Militar está apurando o caso via inquérito policial militar e que os agentes envolvidos foram afastados de suas funções enquanto ocorrem as investigações. A pasta infrmou que também há um inquérito em pela Polícia Civil de Barueri.

O estado de São Paulo já registrou 107 mortes por policiais militares este ano, no período de 1° de janeiro a 10 de março, segundo dados do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), do Ministério Público.

As mortes cometidas por policiais militares no estado aumentaram 67% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio Freitas (), se comparado a 2023. De 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, 769 pessoas foram mortas por policiais militares no estado aumentaram 67% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio Freitas(Republicanos), se comparado a 2023. De 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano passado,769 pessoas foram mortas por policiais militares, contra 460 em 2023.

É o segundo ano consecutivo de aumento de mortes praticadas por policiais militares em São Paulo, que tem como secretário de Segurança Pública, o policial militar Guilherme Derrite.

(Informações Carta Capital)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Mais de 200 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Polícia

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

A família de Carmen não gostava do namorado da jovem

Famosos

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

Fê Paes Leme abriu o coração e deu detalhes do que causou o fim da amizade entre ela, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso; entenda

Cotidiano

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Mínimas devem chegar a 6°C no sul do Estado