Pular para o conteúdo
Brasil

Pesquisa CNT: 64,8% acham que Lula não merece ser reeleito para governar País

A Pesquisa CNT questionou os entrevistados sobre a idade do presidente da República
Agência Estado -
Compartilhar
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Reprodução: Youtube/PT
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - (Foto: Reprodução: Youtube/PT)

Pesquisa CNT divulgada nesta terça-feira, 25, mostra que a possível reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é aprovada pela maioria da população. Para 64,8% dos entrevistados, o petista não merece ser reeleito para mais quatro anos de governo pelos resultados apresentados até aqui.

As eleições são em outubro de 2026, o que significa que muito ainda pode acontecer nos próximos meses para mudar a percepção da população sobre a gestão petista. O retrato identificado pela pesquisa, no entanto, é desfavorável ao presidente. Apenas 31,7% dos entrevistados disseram que Lula merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato.

A Pesquisa CNT questionou os entrevistados sobre a idade do presidente da República. Em 2026, Lula terá 80 anos durante a campanha. Os entrevistadores perguntaram qual avaliação a população fazia a respeito deste fato. Para 43,6%, a idade não é um fator relevante. Para 36,2%, se trata de um problema, porque preferem líderes mais jovens; 17,3% disseram que a idade avançada do petista é uma vantagem, porque preferem líderes mais experientes.

O atual presidente tem contra si a comparação feita entre sua gestão e a de Jair Bolsonaro. Para 44,5%, o governo Lula é pior que o do . Para 36,4%, a gestão petista é melhor. Em janeiro de 2024, Lula tinha uma vantagem significativa nesse quesito em relação a Bolsonaro: 48% dos entrevistados consideravam sua gestão melhor que a do ex-presidente, enquanto apenas 29% diziam que era pior.

Como mostra também a pesquisa, Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, mas com dificuldades no segundo turno contra seus adversários. O petista tem 30,3% das intenções de voto no cenário contra Jair Bolsonaro (PL), que tem 30,1%.

O ex-presidente, no entanto, está inelegível – o que o impede de ser candidato no ano que vem. Por isso, a Pesquisa CNT testou outros cenários com candidatos que podem vir a ser apoiados por Bolsonaro: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de , Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tanto Eduardo quanto Tarcísio têm de 13% a 14% de intenções de voto, bem abaixo de Jair Bolsonaro. A distância até as eleições e o impasse na direita bolsonarista sobre quem será o candidato, no entanto, ajudam a explicar o afastamento entre o porcentual de intenções de votos do ex-presidente e de seus aliados.

Como o próprio Lula não tem confirmado que será candidato, a Pesquisa CNT também testou um cenário em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja o candidato do PT à Presidência da República em 2026. Haddad teve 16,2% das intenções de voto, atrás apenas de Ciro Gomes (PDT), que teve 19,7% das intenções de voto. Neste cenário, o candidato bolsonarista é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que teve 14,4% das intenções de voto.

No segundo turno, porém, o cenário é desfavorável para os petistas. De acordo com os dados da pesquisa, Lula está numericamente atrás de Bolsonaro nas intenções de voto (43,4% para o ex-presidente contra 41,6% para o petista) e pouco à frente de Tarcísio (41,2% para o presidente contra 40,7% para o governador). Haddad, por sua vez, está atrás de Bolsonaro (43,1% para o ex-presidente contra 39,4% para o ministro) e de Tarcísio (38,3% para o governador contra 37,3% para o ministro). Essas diferenças, no entanto, estão dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados