O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, prestará depoimento nesta quinta-feira (2), a partir das 9h, à comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga os descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
O comparecimento atende a três convites, sendo um deles de autoria da senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos-MS).
A CGU atuou em conjunto com a Polícia Federal na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano.
A operação desvendou um esquema de fraudes que drenou durante anos os benefícios previdenciários por meio de falsas autorizações para mensalidades a diversas associações.
Segundo os parlamentares, a presença do ministro é considerada essencial para que a CPMI compreenda as conclusões das auditorias realizadas pela CGU, as falhas estruturais que possibilitaram as fraudes e as medidas de controle interno que foram adotadas para evitar novos episódios.
A comissão foi criada em agosto para apurar o esquema que provocou prejuízos estimados entre R$ 6,3 bilhões e R$ 8 bilhões entre 2019 e 2024, atingindo milhões de segurados.
Além do depoimento do ministro, os parlamentares devem votar 97 requerimentos na reunião, que incluem convocações de autoridades, requisição de documentos e quebras de sigilo. A CPMI tem prazo para funcionar até 28 de março de 2026.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.