A neta do presidente, Luis Inacio Lula da Siva (PT), publicou um vídeo nas redes sociais na última terça-feira (22) criticando as tarifas de 50% de Donald Trump e defendo o Pix. Maria Beatriz da Silva Sato Rosa, conhecida como Bia Lula, é influenciadora e tem mais de 100 mil seguidores no Instagram.
No vídeo, com mais de 180 mil visualizações, a jovem comete uma gafe ao falar sobre a independência dos Estados Unidos. Bia Lula fez duras criticas às tarifas de Donald Trump sobre o Brasil e defendeu o Pix.
“O Pix foi criado pelo Banco Central, por técnicos brasileiros. E sabe quem está defendendo o Pix agora? Quem está enfrentando Trump para manter ele gratuito? É o Lula. Porque Bolsonaro já teria entregado tudo de bandeja para os americanos. Eles não suportam ver o Brasil Livre. Por 500 anos nos escravizaram, nos exploraram, nos mantiveram de joelhos, e agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”, disse ela em um trecho do vídeo.
No trecho que ela fala que o Brasil teria sido “escravizado, explorado e mantido de joelhos” pelos Estados Unidos “por 500 anos” que a gafe acontece, visto que o país declarou independência do império britânico apenas em 1776, ou seja, apenas há 249 anos.
Ao final do vídeo, a neta de Lula fala sobre o Pix ser brasileiro, e que “quem conhece história, sabe: eles nunca quiseram diálogo”, conclui.
Em resposta à publicação, o vereador de São Paulo, Rubinho Nunes (União Brasil) expôs os erros da jovem. Na plataforma X, o político alegou que a jovem “não sabe nada de história”.
“Disse que o Brasil é explorado pelos EUA há 500 anos. Detalhe: os EUA só existem há 249 anos e passaram mais de 100 como colônia da Inglaterra“, diz ele no post, que já conta com mais de dez mil likes.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***