Em um caso raro, e quase inusitado, uma mulher de 45 anos teve a principal artéria do corpo rompida. O incidente aconteceu durante uma relação sexual com seu marido. Após atingir o orgasmo, a mulher relatou ter sentido um “estalo” no peito. O caso foi revelado pela revista científica American Journal of Case Reports.
Após escutar o barulho incomum, a mulher se queixou de fortes dores na região do tórax. Ela explicou que, no momento do ato, estava com as pernas pressionadas ao peito e que, quando atingiu o orgasmo, sentiu as dores. No mesmo momento, ela foi até o hospital, onde foi constatado hematoma intramural na aorta.
O laudo emitido pelos médicos que atenderam a mulher aponta que ela já tinha hipertensão há um ano e consumia produtos com tabaco — condições que podem ter contribuído para o hematoma.
O que é o hematoma intramural na aorta?
A condição, que é considerada grave, envolve uma hemorragia na parede da aorta. Pessoas que apresentam esse tipo de hematoma se enquadram na SSA (síndrome aórtica aguda). Se não for tratado, pode evoluir para um quadro agudo e levar à morte.
Condição
Médicos alertam que o caso foi raro, mas afirmam que atividade sexual requer um esforço físico equilibrado, ou seja, pode atingir o esforço máximo do corpo humano. No caso da mulher, ela já apresentava comorbidades que contribuíram para o incidente.
Após o episódio, a mulher foi submetida a um procedimento cirúrgico cardiotorácico e teve alta três dias depois. A síndrome tem duas formas de tratamento, a clínica e a cirúrgica, como o caso acima.
Pessoas com hipertensão devem estar atentos aos sintomas, visto que é o grupo com maior vulnerabilidade para esta condição.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***