Pular para o conteúdo
Brasil

Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

O vice de Fuad Noman é o jornalista Álvaro Damião (União Brasil)
Evelin Cáceres -
Reprodução/ X

O de (MG), Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira (26) aos 77 anos. O político estava internado desde 3 de janeiro, no Hospital Mater Dei, na capital mineira, com um quadro de insuficiência respiratória aguda.

Ele deixa a viúva, Mônica Drummond, 2 filhos e 4 netos. Na noite de terça-feira (25), o prefeito sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado. Fuad evoluiu para um choque cardiogênico –quando não há bombeamento eficiente do sangue–, sendo necessário aplicar remédios vasoativos e inotrópicos. Ele respirava por aparelhos.

Noman vinha lidando com problemas de saúde desde 2024. Durante a pré-campanha eleitoral, o mineiro nascido em BH anunciou que tinha sido diagnosticado com linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer. Ele realizou sessões de quimioterapia e informou em outubro a remissão da doença.

Por recomendação médica, a posse de Noman foi realizada de forma virtual em 1º de janeiro. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, o formato foi necessário porque o político deveria evitar multidões, uma vez que apresentava baixa imunidade –o que é comum após um tratamento de câncer.

Nas eleições municipais de 2024, Noman conseguiu uma virada. Após ser o 2º mais votado no 1º turno, com 26,54% dos votos válidos, ficando atrás de Bruno Engler (PL), ele virou no 2º turno e derrotou o candidato de Jair Bolsonaro (PL). Contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a campanha em 2024, outro lado do político mineiro ficou conhecido: o de escritor. Trechos de um livro de ficção publicado por ele em 2020 ganharam destaque nas redes sociais pelo tom erótico.

A campanha de Engler tentou explorar o caso, mas a Justiça Eleitoral determinou que as citações à obra “Cobiça” fossem retiradas da internet. Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte pela 1ª vez em março de 2022. Era vice na chapa de Alexandre Kalil (hoje no Republicanos), que renunciou ao cargo para disputar o governo de Minas Gerais e foi derrotado em 1º turno por Romeu Zema (Novo).

Vice de Noman

O vice de Fuad Noman é o jornalista Álvaro Damião (União ), 54 anos. Na biografia em seu site oficial, Damião afirma que trabalhou como repórter e apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa. Na política, foi eleito duas vezes vereador de BH (2016 e 2020).

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados