Pular para o conteúdo
Brasil

Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

O vice de Fuad Noman é o jornalista Álvaro Damião (União Brasil)
Evelin Cáceres -
Reprodução/ X

O de (MG), Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira (26) aos 77 anos. O político estava internado desde 3 de janeiro, no Hospital Mater Dei, na capital mineira, com um quadro de insuficiência respiratória aguda.

Ele deixa a viúva, Mônica Drummond, 2 filhos e 4 netos. Na noite de terça-feira (25), o prefeito sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado. Fuad evoluiu para um choque cardiogênico –quando não há bombeamento eficiente do sangue–, sendo necessário aplicar remédios vasoativos e inotrópicos. Ele respirava por aparelhos.

Noman vinha lidando com problemas de saúde desde 2024. Durante a pré-campanha eleitoral, o mineiro nascido em BH anunciou que tinha sido diagnosticado com linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer. Ele realizou sessões de quimioterapia e informou em outubro a remissão da doença.

Por recomendação médica, a posse de Noman foi realizada de forma virtual em 1º de janeiro. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, o formato foi necessário porque o político deveria evitar multidões, uma vez que apresentava baixa imunidade –o que é comum após um tratamento de câncer.

Nas eleições municipais de 2024, Noman conseguiu uma virada. Após ser o 2º mais votado no 1º turno, com 26,54% dos votos válidos, ficando atrás de Bruno Engler (PL), ele virou no 2º turno e derrotou o candidato de Jair Bolsonaro (PL). Contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a campanha em 2024, outro lado do político mineiro ficou conhecido: o de escritor. Trechos de um livro de ficção publicado por ele em 2020 ganharam destaque nas redes sociais pelo tom erótico.

A campanha de Engler tentou explorar o caso, mas a Justiça Eleitoral determinou que as citações à obra “Cobiça” fossem retiradas da internet. Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte pela 1ª vez em março de 2022. Era vice na chapa de Alexandre Kalil (hoje no Republicanos), que renunciou ao cargo para disputar o governo de Minas Gerais e foi derrotado em 1º turno por Romeu Zema (Novo).

Vice de Noman

O vice de Fuad Noman é o jornalista Álvaro Damião (União ), 54 anos. Na biografia em seu site oficial, Damião afirma que trabalhou como repórter e apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa. Na política, foi eleito duas vezes vereador de BH (2016 e 2020).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Carreta tomba e carga de algodão pega fogo na BR-163 em Campo Grande

Trecho da rodovia chegou a ficar interditada

Cotidiano

Pessoas em situação de rua amanhecem às portas do Centro POP, fechado aos fins de semana

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas da Capital.

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral