Pular para o conteúdo
Brasil

Moraes mantém prisão de militares que teriam planejado ataque contra Lula e Alckmin

Ministro afirmou que não há novos fatos para revogar a prisão
Agência Estado -
Ministro Alexandre de Moraes. (Rosinei Coutinho/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve na última terça-feira, 8, a prisão preventiva do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima e do general da reserva Mário Fernandes. Os dois respondem a ações penais por tentativa de de Estado após as eleições de 2022.

Hélio Ferreira Lima é acusado de ser o responsável por elaborar o plano “Punhal Verde Amarelo”, que previa o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e de Moraes.

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o tenente-coronel é acusado de também ter monitorado, no contexto do mesmo plano, o então presidente eleito, seu vice e o ministro do STF. As ações faziam parte do plano de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Ferreira Lima era oficial das Forças Especiais do Exército, grupo de elite conhecido como “kids pretos”. O tenente-coronel foi preso preventivamente na Operação Contragolpe, em novembro de 2024. Até a publicação deste texto, o Estadão tentou contato com a defesa do militar, mas sem sucesso.

A denúncia afirma que eles promoveram “ações táticas” para convencer e pressionar o alto comando do Exército a aderir ao golpe, como a “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, manifesto divulgado após o segundo turno das eleições de 2022 com críticas ao Poder Judiciário e referências à “insegurança jurídica e instabilidade política e social no País”.

Ao negar o pedido da defesa para revogar a prisão preventiva de Ferreira Lima, o ministro Alexandre de Moraes destacou a necessidade de resguardar a ordem pública e garantir a regularidade da instrução processual penal — argumento reforçado com o recebimento da denúncia contra os militares. Segundo o relator, não há fato novo que justifique a revogação da custódia.

O ministro também negou o recurso da defesa do general da reserva Mário Fernandes, ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro, e manteve a prisão dele. O militar foi considerado um dos responsáveis pela tarefa de “gerenciar” a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O Estadão também tenta contato com a defesa.

A denúncia da PGR atribui a ele a função de coordenar “ações de monitoramento e neutralização violenta de autoridades públicas”, em conjunto com Marcelo Câmara, no Punhal Verde e Amarelo.

O Ministério Público também afirma que ele teve uma interlocução com lideranças populares ligadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Fernandes está preso preventivamente desde o dia 19 de novembro do ano passado. A prisão foi ordenada por Moraes após a PF obter mensagens em que ele incitava ações antidemocráticas que deveriam ser lideradas por Bolsonaro, além de rascunhos do plano de assassinato de autoridades.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

tempo

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Últimas Notícias

Mundo

Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem em caso Epstein

Depois de morto, Epstein passou a ser um bicho-papão escolhido por Trump

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira onde tem médico nesta quinta-feira em Campo Grande

A equipe médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Cotidiano

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Mais de 200 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Polícia

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

A família de Carmen não gostava do namorado da jovem