Ministério Público denuncia policiais envolvidos em morte de estudante de medicina em SP

Caso aconteceu em novembro na zona sul da capital paulista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Marco Aurelio Cardenas Acosta era aluno do quinto ano de medicina (Foto: Arquivo Pessoal)

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) denunciou, nessa quarta-feira (8), dois policiais militares por envolvimento na morte de Marco Aurélio Cardenas Acosta, estudante de medicina de 22 anos. O caso ocorreu em novembro do ano passado, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

Os agentes denunciados são Guilherme Augusto Macedo e Bruno Carvalho Prado, que irão responder por homicídio qualificado pelo motivo torpe e por impossibilitar a defesa da vítima.

A Promotoria – composta por Estefano Kummer, Antônio Folgado e Enzo Boncompagni – apontou que o policial Guilherme atirou e causou a morte do jovem, enquanto Bruno “prestou auxílio moral e material para o crime”.

O MPSP afirmou que os policiais empregaram “força letal contra pessoa nitidamente alterada e desarmada”. O documento emitido pelo ministério também disse que o ato teve abuso de autoridade e o homicídio foi cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima.

O estudante de medicina foi morto com um tiro à queima-roupa nas escadas de um hotel, quando teria resistido e fugido de uma abordagem policial. Segundo os agentes, Marco Aurélio estava bastante alterado e agressivo.

Um dos policiais tentou puxar o jovem pelo braço, enquanto o outro o chutou. Em seguida, o estudante segurou a perna do policial, que caiu no chão e, durante a confusão, Guilherme teria disparado no peito da vítima. No boletim de ocorrência, os policiais alegaram que o jovem teria tentado pegar a arma de Bruno.

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

lula