Pular para o conteúdo
Brasil

Maioria dos brasileiros avalia que Lula não fez tudo para evitar tarifaço, aponta pesquisa

Até quem votou no petista (21%) em 2022 acredita que poderia ter sido empregado maior esforço na contenção das tarifas
Vinicios Araujo -
Levantamento ouviu 2 mil pessoas sobre os esforços do presidente para conter tarifaço de Trump. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais da metade dos brasileiros (51%) acredita que o presidente Luiz Inácio da Silva não fez tudo o que podia para evitar o tarifaço, segundo pesquisa inédita do Ipsos-Ipec.

Do total, 41% concordam, total ou parcialmente, com a afirmação, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre 1º e 5 de agosto, com 2.000 pessoas em 132 cidades das cinco regiões do país.

Segundo os dados divulgados pelo jornal O Globo, neste domingo, 10 de agosto, a reprovação é maior entre homens (55%), pessoas de 35 a 44 anos (56%), entrevistados com ensino médio (59%) e aqueles com renda acima de cinco salários mínimos (64%).

Entre eleitores de Jair Bolsonaro em 2022, apenas 13% “concordam” total ou parcialmente com a afirmação, contra 81% que “discordam” no todo ou em parte.

Já entre os que votaram em Lula no último pleito, o cenário se inverte. Esse grupo, que representa 72%, avalia que ele fez tudo o que podia para evitar o aumento, e 21% discordam.

O presidente também não convenceu a maioria dos eleitores que se abstiveram ou anularam o voto em 2022. Nesse grupo, 64% “discordam” no todo ou em parte da afirmação.

Reunião para socorro aos afetados

O presidente Lula tem agenda marcada para às 17h (de ) com o vice-presidente e e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira.

A expectativa é de que o presidente encaminhe medidas de apoio a setores afetados pelas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O tarifaço americano entrou em vigor no dia 6 de agosto.

Alckmin tinha agenda marcada nesta segunda-feira no lançamento do Peiex (Programa de Qualificação para ), em , mas o evento foi adiado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) após o vice-presidente ser convocado para a reunião no Palácio do Planalto por Lula.

Na semana passada, ele disse que a decisão sobre as medidas seria anunciada até a próxima terça-feira, 12.

MS aguarda Lula para agir

Em , o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, afirmou que só deve agir em prol dos empresários prejudicados pelo tarifaço trumpista após reação do Governo Lula. O titular da pasta projeta os maiores impactos à indústria da carne e ao mercado do café.

“Não temos previsão de uma ação para o tarifaço. Vamos ver o que o Governo Federal vai fazer. O maior problema acho mesmo que a carne, o café, pois a celulose resolveu. O que eles precisam é de linha de crédito, mas estamos aguardando ver o governo federal vai fazer”, afirmou ao Jornal Midiamax no início da semana passada.

As tarifas do presidente norte-americano foram confirmadas na semana passada e entraram em vigor a partir do dia 6 de agosto. Elas implicam dezenas de países, contudo o Brasil foi o mais afetado com taxas de 50% nas exportações dos produtos que entram no país.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS suspende licitação de Porto Murtinho de quase R$ 1 milhão por falta de publicidade

marcos pollon autismo tea

Conselho de Ética adia análise sobre suspensão do mandato de Pollon

Condutor de ônibus do Consórcio Guaicurus amassa carro estacionado ao realizar manobra de ré

Acidente entre duas motos deixa três pessoas feridas na Avenida Guaicurus

Notícias mais lidas agora

emeis

Prefeitura publica decreto que revoga cortes no adicional de professores temporários da Reme

STJ nega pedido da Prefeitura e mantém decisão que obriga aumento da tarifa técnica para R$ 7,79

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

Mulher é presa após ser flagrada com moto adulterada e documento falso

Últimas Notícias

Brasil

Programa pode dar 20% em desconto na conta de luz a servidores do Poder Judiciário

Pagará o equivalente a duas faturas a menos do consumo

Brasil

Família diz que Bolsonaro volta a ter mal-estar e médico é chamado

Carlos disse cogitar levar o pai novamente ao hospital

Brasil

Fux defere pedido para manter número de deputados nas eleições de 2026

O texto foi aprovado pelos parlamentares como resposta a uma exigência do STF

Política

Prefeitura publica decreto que revoga cortes no adicional de professores temporários da Reme

Categoria de profissionais da educação protestaram contra medida e chegaram a um acordo nesta semana