Pular para o conteúdo
Brasil

Maioria dos brasileiros avalia que Lula não fez tudo para evitar tarifaço, aponta pesquisa

Até quem votou no petista (21%) em 2022 acredita que poderia ter sido empregado maiores esforços na contenção das tarifas
Vinicios Araujo -
Levantamento ouviu 2 mil pessoas sobre os esforços do presidente para conter tarifaço de Trump. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais da metade dos brasileiros (51%) acredita que o presidente Luiz Inácio da Silva não fez tudo o que podia para evitar o ço, segundo pesquisa inédita do Ipsos-Ipec.

Do total, 41% concordam, total ou parcialmente, com a afirmação, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre 1º e 5 de agosto, com 2.000 pessoas em 132 cidades das cinco regiões do país.

Segundo os dados divulgados pelo jornal O Globo, neste domingo, 10 de agosto, a reprovação é maior entre homens (55%), pessoas de 35 a 44 anos (56%), entrevistados com ensino médio (59%) e aqueles com renda acima de cinco salários mínimos (64%).

Entre eleitores de Jair Bolsonaro em 2022, apenas 13% “concordam” total ou parcialmente com a afirmação, contra 81% que “discordam” no todo ou em parte.

Já entre os que votaram em Lula no último pleito, o cenário se inverte. Esse grupo, que representa 72%, avalia que ele fez tudo o que podia para evitar o aumento, e 21% discordam.

O presidente também não convenceu a maioria dos eleitores que se abstiveram ou anularam o voto em 2022. Nesse grupo, 64% “discordam” no todo ou em parte da afirmação.

Reunião para socorro aos afetados

O presidente Lula tem agenda marcada para às 17h (de ) com o vice-presidente e e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira.

A expectativa é de que o presidente encaminhe medidas de apoio a setores afetados pelas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O tarifaço americano entrou em vigor no dia 6 de agosto.

Alckmin tinha agenda marcada nesta segunda-feira no lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em , mas o evento foi adiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) após o vice-presidente ser convocado para a reunião no Palácio do Planalto por Lula.

Na semana passada, ele disse que a decisão sobre as medidas seria anunciada até a próxima terça-feira, 12.

MS aguarda Lula para agir

Em Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, afirmou que só deve agir em prol dos empresários prejudicados pelo tarifaço trumpista após reação do Governo Lula. O titular da pasta projeta os maiores impactos à indústria da carne e ao mercado do café.

“Não temos previsão de uma ação para o tarifaço. Vamos ver o que o Governo Federal vai fazer. O maior problema acho mesmo que a carne, o café, pois a celulose resolveu. O que eles precisam é de linha de crédito, mas estamos aguardando ver o governo federal vai fazer”, afirmou ao Midiamax no início da semana passada.

As tarifas do presidente norte-americano foram confirmadas na semana passada e entram em vigor a partir do dia 6 de agosto. Elas implicam dezenas de países, contudo o Brasil foi o mais afetado com taxas de 50% nas exportações dos produtos que entram no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Derrota para o Avaí derruba técnico do Cuiabá logo após a partida

Equipe de Faustão atualiza estado de saúde do apresentador após passar por cirurgias

Sem CNH, homem bate em viatura da PM enquanto empinava moto em Sidrolândia

Com gol mais rápido do Brasileirão 2025, Vasco e Atlético-MG terminam no 1 a 1

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Atropelamento

Homem é preso após matar esposa atropelada em Cassilândia

Palmeiras faz jogo inseguro, mas vira contra o Ceará graças a Flaco e Roque

Últimas Notícias

Mundo

Israel comunica morte de jornalista de TV estatal árabe e o acusa de integrar Hamas

As acusações foram contestadas por colegas e entidades internacionais

Brasil

Médicos especialistas têm até este domingo para se inscrever em programa do SUS

São 635 vagas imediatas e 1.143 para cadastro reserva, totalizando 1,7 mil vagas para médicos especialistas interessados no SUS

Polícia

Casal é alvo de pistoleiros no Parque do Lageado

Mulher sofreu ferimentos na cabeça e o rapaz no peito.

Política

Deputado defende Hugo Motta em pressão por anistia e diz que Republicanos dialoga com todos

Para Antônio Vaz, conservadorismo não tem nada a ver com extremismo