Uma criança de 2 anos morreu na cidade do Rio de Janeiro, possivelmente vítima de maus-tratos. Os principais suspeitos são a mãe e o padrasto, Gessika de Souza Anacleto e Nícolas Souto Mesquita, que foram presos em flagrante e tiveram a prisão convertida em preventiva neste domingo (6). O Estadão não conseguiu localizar a defesa do casal.
De acordo com o Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, eles levaram a criança já morta ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Bairro da Penha, zona norte da capital fluminense, na última sexta-feira (4). Eles disseram à unidade de saúde que ela havia se engasgado durante uma refeição.
Após avaliação, a equipe médica constatou que a criança apresentava diversas lesões pelo corpo, além de sinais de desidratação e desnutrição, levantando suspeita de maus-tratos e de que o casal estaria mentindo sobre a causa da morte.
O exame de necrópsia foi solicitado e, conforme a Polícia Civil, os peritos do IML (Instituto Médico Legal) confirmaram que as lesões ocorreram em “diferentes períodos”. O casal foi, então, preso em flagrante e autuado por homicídio qualificado.
O caso foi registrado na 22ª DP (Penha) e “as investigações continuam para esclarecer as circunstâncias dos fatos”, diz a Polícia Civil. Além disso, o MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) emitiu manifestação sobre o caso, pedindo conversão da prisão em definitiva, e foi atendido.
A conversão da prisão foi autorizada pela Justiça no domingo (6), durante audiência de custódia do casal. Segundo o MPRJ, o juiz responsável levou em conta “a gravidade do delito e os indícios suficientes de autoria e prova da materialidade”.
“Salienta-se que, segundo os depoimentos prestados em sede policial e o exame de necropsia, a menor Ana Júlia apresentava 72 equimoses pelo corpo, hemorragia interna e lesão de múltiplas vísceras, que seriam fruto de ação contundente. Ou seja, há fortes indícios de que a morte trágica da criança não tenha sido um acidente, mas decorrente de uma ação dolosa”, diz a decisão, conforme o MPRJ.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***