Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o presidente Lula (PT) empataria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em eventual segundo turno das Eleições 2026.
Conforme os dados, Lula e Tarcísio aparecem com empate numérico, com 41,9% das intenções de votos. Já a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle, aparece na frente, com 43,4%, contra 42,3% do petista. No entanto, ainda assim é considerado empate técnico, já que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar de estar inelegível, Bolsonaro também foi testado pelo instituto. O ex-presidente teria uma vantagem maior, com 44,4% contra 41,5% de Lula, num hipotético cenário de segundo turno entre os dois.
Primeiro turno
Nas opções divulgadas pela pesquisa para o primeiro turno, Lula empataria com Bolsonaro, mas teria leve vantagem sobre os outros dois principais presidenciáveis da direita, Michelle e Tarcísio.
Entre os demais candidatos, quem aparece mais bem colocado é Ciro Gomes (PDT) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Já questionados sobre aprovação do atual governo Lula, a maioria dos entrevistados (53,6%) afirmou desaprovar a atuação do petista, enquanto 42,9% pensam o contrário.
A pesquisa foi feita com 2.020 entrevistas em 163 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 21 de agosto.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
(Revisão: Bianca Iglesias)