Pular para o conteúdo
Brasil

Lula dá posse a Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

A indicação dele pelo União Brasil foi apresentada a Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Agência Estado -
(Frederico Siqueira Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert, Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse nesta quinta-feira, 24, a Frederico de Siqueira Filho para ser o novo ministro das Comunicações. O nome do então presidente da Telebras foi chancelado após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) ter rejeitado o convite do chefe do Executivo para chefiar a pasta.

A decisão do petista de indicar Siqueira Filho à pasta foi tomada nesta quarta-feira, 23. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a indicação dele pelo União foi apresentada a Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho e pelo deputado Pedro Lucas.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações. Frederico dirigia a Telebras e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira (23) no . O encontro de ontem também contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, “, diz nota divulgada pela Secom.

Esta é a décima mudança na Esplanada desde o início do terceiro mandato de Lula. Siqueira Filho entrará no posto ocupado anteriormente por Juscelino Filho, que deixou a pasta após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por com o suposto desvio de emendas parlamentares. O caso foi revelado pelo Estadão em 2023.

A indicação do chefe da Telebras foi endossada pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, mas liderada por Alcolumbre. O novo indicado é descrito como um nome próximo ao senador Efraim Filho (União-PB) e de perfil técnico, por já ter trabalhado na operadora Oi, e não filiado ao União Brasil.

Alcolumbre foi escalado para ser o principal interlocutor em torno da indicação do ministro das Comunicações. Ele já tem como ministro de sua cota o chefe da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Integrantes do partido afirmam que a decisão de Alcolumbre foi apresentar a Lula o nome de um técnico, e não de um político de carreira, para ocupar a pasta. Pela lei eleitoral vigente, todos que pretendem ser candidatos no ano que vem precisarão deixar os cargos seis meses antes da eleição (ou seja, em abril do ano que vem).

Na avaliação de congressistas do União Brasil, a indicação do atual presidente da Telebras para o Ministério das Comunicações não deve mudar a correlação de forças na bancada em favor do governo. Parlamentares argumentam que o formato de articulação política está esgotado e que a bancada vai continuar votando em favor apenas daquilo que considerar “o melhor para o País”.

Nesta semana, após a recusa de Pedro Lucas, o governo cogitou reavaliar o espaço do partido na Esplanada. Porém, integrantes da gestão defenderam cautela e manter a pasta para a sigla para evitar uma nova crise com congressistas. Na Câmara, o União Brasil conta com 59 deputados federais.

Além disso, ministros minimizam impactos do episódio com Pedro Lucas para o governo. Na avaliação deles, o que impediu o deputado de assumir a função não foi o governo ou a articulação política da gestão, mas o próprio União Brasil – considerando um racha no partido e o fato de Rueda não querer perder liderança.

Para tais interlocutores, foi melhor para a gestão federal o recuo de Pedro Lucas do que a chance de correr o risco com uma possível liderança de caráter de oposição do União Brasil na Câmara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem acusado de abusar da enteada em 2011 é preso no interior de MS

Tabela Fipe x Marketplaces: Diferença Entre Valor de Vitrine e Valor de Mercado Real

Onça suspeita de matar ‘Jorginho’ passará por uma bateria de exames no Cras

Sucessos no cinema, confira lista de filmes sobre a vida de Papas e a igreja

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Previsão do tempo: Fim de semana em MS será marcado por chuvas intensas e risco de alagamentos

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem 9 óbitos por dengue confirmados em 2025

Conforme a SES, outros 8 óbitos estão em investigação no estado

Política

Tereza comemora federação do PP com União e diz que terá candidato ao Senado

Senadora disse que haverá diálogo sobre majoritárias no Estado

Cotidiano

Com tarifa a R$ 4, transporte coletivo de Três Lagoas terá ar-condicionado e rede Wi-fi

Os testes operacionais estão em andamento e, em breve, os veículos começarão a circular oficialmente

MidiaMAIS

De MS, cadela Laika é destaque em ranking nacional em certificações de resgate

Cadela se destaca em certificações reconhecidas pela Liga dos Bombeiros Militares do Brasil