O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, (Republicanos) viaja nesta segunda-feira (29) à Brasília para se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os principais assuntos a serem discutidos, está a formação da chapa da direita para o Senado Federal, nas eleições de 2026.
Informações obtidas pela CNN são que Bolsonaro tem se dedicado nas últimas semanas a elaborar uma espécie de ‘mapa eleitoral’ para a disputa à Casa Legislativa. O assunto também foi debatido com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Lembrando que o Partido Liberal avalia nomes de outras siglas para substituir o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Contando com apoio do governador paulista, uma das intenções é que uma vaga seja do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que atualmente é do PP.
Para a segunda vaga, Jair Bolsonaro, no entanto, não tem decisão formada. Três nomes são cogitados: os deputados federais Marcos Feliciano (PL) e Cezinha Madureira (PSD), além do vice-prefeito Ricardo Mello Araújo (PL).
Por outro lado, o cenário no PT não tem definição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva igualmente não fechou a chapa em São Paulo. Informações iniciais dão conta que, entre os nomes, estão os ministros Fernando Hadad (PT) e Simone Tebet (MDB).
Ainda conforme as informações da CNN, Jair Bolsonaro negou ultimamente, em conversas com familiares e aliados, que já tenha escolhido um candidato para substituí-lo em 2026. Até o momento, o que se sabe é que o ex-presidente só deverá anunciar uma nova decisão no próximo ano.