Pular para o conteúdo
Brasil

Integrante do PCC que teria jurado ex-delegado-geral de SP é morto

O suspeito foi identificado como Cleberson Paulo dos Santos
Agência Estado -
Delegado Ruy Barros foi executado em Praia Grande, São Paulo (Divulgação/Polícia Civil de SP)

O Batalhão de Choque da Polícia Militar de matou nesta terça-feira, 23, um homem suspeito de integrar o Bonde dos 14, grupo ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que já teria jurado de morte o ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, executado na semana passada em Praia Grande, litoral do Estado.

O suspeito foi identificado como Cleberson Paulo dos Santos, conhecido como “Nego Mimo” ou “Nego Limo”. Segundo a PM, ele estava da Justiça e havia fugido do sistema prisional, onde cumpria pena por homicídio.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, Nego Mimo fazia parte do “Bonde dos 14”, grupo formado pelos “14 criminosos mais importantes do PCC” com atuação nas ruas.

Ainda conforme o chefe da pasta, ele teria sido um dos mentores e executores de um plano para matar o então delegado-geral em 2019, quando Ruy Fontes chefiava a Polícia Civil paulista.

Fontes ficou conhecido pela atuação contra a facção. Em 2006, foi o responsável por indiciar a cúpula do PCC, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, antes de os líderes serem transferidos para a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau.

“Esse criminoso fazia parte dos 14 mais importantes integrantes do PCC que estavam nas ruas e, em 2019, depois de um relatório da própria Polícia Civil, foi apontado como responsável por planejar e executar um atentado contra o então delegado-geral”, disse Derrite.

Cleberson já havia sido preso por homicídio, organização criminosa, tráfico, de menores, uso de documentos falsos, entre outros crimes. Ele estava detido e se beneficiou de uma saída temporária, não retornando ao presídio, disse o secretário.

Troca de tiros na zona leste

Segundo a PM, ele foi morto após troca de tiros com policiais na Avenida Luíza Rosa Paz Landim, na Vila Curuçá, zona leste de São Paulo. A corporação informou que foi acionada após denúncia de que Cleberson estaria no local.

Durante a abordagem, o suspeito teria reagido, atirado contra os agentes e sido atingido no tórax. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santa Marcelina, em Itaim Paulista, mas não resistiu. Com ele foi apreendida uma pistola calibre 9 mm com numeração raspada.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso é acompanhado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e que a ocorrência ainda está em andamento.

A Polícia Civil não confirmou se Cleberson tinha relação direta com a morte de Ruy Ferraz Fontes.

O ex-delegado-geral, que era secretário de Administração de Praia Grande, foi assassinado no último dia 15, após sair da Prefeitura. O carro em que estava foi alvejado por tiros de fuzil disparados por homens encapuzados, ainda não identificados Três pessoas já foram presas sob suspeita de ligação com o crime.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense tem bola na trave nos acréscimos, mas empata com o Lanús e dá adeus à Sul-Americana

loteria

Três apostas em MS ganham R$ 46 mil com cinco acertos na Mega

Polícia realiza incineração de 6,9 toneladas de drogas em Ponta Porã

Racing elimina Velez Sarsfield e aguarda por Flamengo ou Estudiantes na semi da Libertadores

Notícias mais lidas agora

Identificado piloto que morreu em queda de aeronave no Pantanal

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Lei municipal proíbe atletas trans nas equipes femininas em Campo Grande

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Brasil tem mais alunos em cursos a distância que em presenciais

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: anta é vista passeando nos altos da Afonso Pena

Maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul

Polícia

Suspeito de matar cacique tem prisão preventiva revogada

O crime mobilizou lideranças indígenas locais

Brasil

Ministério da Saúde reafirma que paracetamol não causa autismo

A desinformação disseminada por Trump também foi negada pela OMS

Cotidiano

Defensoria realiza atendimento a moradores em situação de rua na Nhanhá

A realização é do Nudedh (Defesa dos Direitos Humanos)