Pular para o conteúdo
Brasil

Haddad: Motta e Alcolumbre estão com agenda boa de resolver questões estruturais

Ministro da fazenda afirmou que parlamentares apresentaram medidas robustas para serem debatidas nos próximos dias
Agência Estado -
Fernando Haddad - Reprodução/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando , ressaltou que vem conversando muito com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, (União-AP), tanto para trabalhar possíveis correções no decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) quanto para encontrar soluções estruturais para o quadro fiscal do País. Em conversa com jornalistas ao chegar à sede da Pasta, Haddad destacou que os chefes do Congresso têm uma agenda “boa e ampla” para atacar pontos estruturais.

Ele ressaltou que as conversas evoluíram e que a área econômica está muito confortável porque os temas abordados não se resumem a soluções paliativas, visando apenas o cumprimento da meta de um ano, mas soluções estruturais que darão conforto a qualquer governantes.

“Eles estão com uma agenda muito boa e ampla de resolver problemas estruturais, reformas mais amplas. Mas, mais do que isso, é voltar para aquilo que foi a tônica do primeiro ano e do primeiro dia de governo, onde nós efetivamente conseguimos corrigir distorções no nosso orçamento, fazer a reforma tributária, corrigir aqueles benefícios fiscais injustificáveis que ainda existem”, defendeu o ministro.

Segundo Haddad, Motta e Alcolumbre apresentaram um conjunto de medidas que serão debatidas com os líderes do Congresso e que várias encontram consonância com ações defendidas pela Fazenda. “Os dois apresentaram, formalmente para nós, um conjunto de assuntos sobre os quais eles gostariam de tratar, junto aos líderes. E isso tem uma sintonia muito grande com aquilo que a Fazenda já tem no seu menu de possibilidades. Então houve uma confluência muito grande de propósitos. Fazer as correções necessárias, no que diz respeito a tributos, nas finanças, calibrar eventualmente as alíquotas, mas não ficar nisso, não simplesmente fazer a troca de uma coisa por outra. Mas ir além, além de resolver o problema de 2025, fazer uma reforma estrutural para os anos seguintes”, acrescentou.

Um dos pontos que o ministro vem frisando é o gasto tributário. Ele repetiu que as projeções da para 2025 indicam que o País somará R$ 800 bilhões com isenções e benefícios fiscais. Questionado sobre qual sua percepção para a mudança de comportamento do Congresso em relação à revisão de benefícios, dado o histórico pouco favorável e as batalhas travadas pela Fazenda em relação a desoneração da folha e Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), Haddad atribuiu à transparência. Ele lembrou que os dados sobre benefícios são públicos e que é possível fazer consultas até por CNPJ.

O ministro ainda foi perguntado a respeito dos convites que recebeu para participar desses encontros e comparecer a comissões, como a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, Haddad disse que sempre atende aos pedidos do Parlamento Em relação às emendas parlamentares, Haddad disse que o regramento para elas foi dado por lei complementar e que está sendo respeitado também para as contenções.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pavimentação de ruas no bairro Parque Industrial em Jardim terá custo de R$ 10 milhões

israel

Pela 1ª vez, ONGs israelenses denunciam genocídio contra palestinos em Gaza

Gilberto Gil desabafa após morte de Preta Gil: ‘A ficha caiu aos poucos’

Vacinação contra a gripe avança em MS, mas ainda falta 39% para alcançar a meta

Notícias mais lidas agora

Detalhe revela que mulher pode ter sido jogada ainda viva na vala pelo amante em Terenos

CNMP valida obstáculos como ‘apagão de dados’ no MPMS, alerta especialista

relatoria tereza nelsinho

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

Brasil terá duas chuvas de meteoros visíveis a partir desta terça; saiba como assistir

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Zeladora tem casa condenada por incêndio criminoso e família vê recado de Deus em bíblia intacta: ‘está aqui’

Família suspeita que o incêndio tenha sido uma retaliação, mas não perde a fé em meio à destruição total e condenação do imóvel

Cotidiano

Polícia desocupa área invadida no Indubrasil, em Campo Grande

Ocupantes afirmam que militares chegaram em 5 viaturas e destruíram ao menos seis barracos que estavam em construção

Cotidiano

Esqueça Bitcoin: Campo Grande terá própria moeda digital para premiar população, a Araracoin

Moeda digital será um recurso disponibilizado para a população que utilizar serviços municipais

Política

Em meio a crise diplomática, Lula sanciona programa que amplia exportações

Novas medidas nacionais entram em vigor na mesma data que começam as cobranças do tarifaço de Trumo