Pular para o conteúdo
Brasil

Guerra tarifária vai começar quando eu der uma resposta a Trump, diz Lula

Segundo o presidente petista, Brasil ainda não está em uma guerra tarifária com os Estados Unidos
Agência Estado -
lula
Presidente Lula. (Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 21, que o Brasil não está em uma guerra tarifária com os Estados Unidos. Segundo ele, a relação vai escalar a tal ponto quando ele responder ao presidente americano, Donald Trump, se ele “não mudar de opinião”.

“Nós não estamos em uma guerra tarifária. Guerra tarifária vai começar quando eu der uma resposta ao Trump, se ele não mudar de opinião. As condições que o Trump impôs não foram condições adequadas”, afirmou Lula, que voltou a rechaçar a alegação do líder americano sobre déficits na relação comercial com o Brasil.

As declarações de Lula foram feitas em uma conversa com jornalistas, em Santiago. O presidente foi à capital chilena para se reunir com chefes de Estado progressistas em um encontro sobre a defesa da democracia. Segundo o presidente, a crise com os Estados Unidos não foi discutida por se tratar de um problema interno.

O presidente dos Estados Unidos anunciou as tarifas de 50% ao Brasil no dia 9 de julho. A taxação passará a valer em agosto. Enquanto isso, o governo brasileiro tenta negociar e também avalia medidas de retaliação, como o fim de patentes de medicamentos.

Lula disse estar “tranquilo” em relação à crise e elogiou o trabalho dos ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

O presidente disse ainda que os empresários brasileiros precisam conversar com os americanos, pois os setores produtivos dos dois países são prejudicados. O chefe do Executivo também manifestou interesse em ter uma conversa com Trump.

“Dois chefes de Estado precisam conversar e precisam levar em conta os interesses dos seus países. Eu não acho ruim que o Trump esteja defendendo os interesses dos Estados Unidos, mas ele tem que levar em conta que eu estou defendendo os interesses do Brasil”, afirmou Lula.

Ao lado dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (), Yamandú Orsi (), além do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, Lula participou de uma reunião de alto nível sobre defesa da democracia.

“A democracia corre risco com o extremismo, como correu na fundação do partido Nazista e a ascensão do Hitler”, disse Lula aos jornalistas após as agendas em Santiago. O presidente retorna para ainda nesta segunda, 21.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

O lançamento aconteceu nesta quinta

Brasil

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Órgão baixou norma que estabelecia vigilância sobre transações

Loterias

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio

Trânsito

BR-163 é liberada seis horas após acidente com quatro carretas e explosão

Ninguém ficou ferido