O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou, no último domingo (18), que investiga outros dois casos suspeito de gripe aviária, sendo um deles a 3 km de distância do foco inicial da contaminação, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Conforme o ministério, a investigação não gera impacto no comércio internacional e nem na segurança dos alimentos. O órgão também destacou que a propriedade recebe “toda a atenção e tratamento da Defesa Agropecuária”. As amostras coletadas foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, e terão seu resultado preliminar divulgado no final desta segunda-feira (19).
O Mapa também afirmou que investiga uma propriedade em Aguiarnópolis, no Tocantins, que teve amostras coletadas com a presença de Influenza A, segundo resultados preliminares. No entanto, a probabilidade de se tratar de alta patogenicidade, segundo o ministério, é baixa, “tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação”.
Também foi informado que as aves e os ovos da propriedade foco da doença, em Montenegro, já foram descartados, e o local passa por limpeza e desinfecção. “Das 7 barreiras de bloqueio de trânsito de animais, 5 já estão instaladas, e das 6 barreiras de desinfecção, 4 também já estão em funcionamento, com previsão de conclusão de instalação de todas as barreiras até segunda-feira (19/05)”, disse o ministério.
*Com informações da CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!